O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva neste quinta-feira, 31, que atualiza as tarifas aplicadas a diversos países. As taxas variam de 10% a 41%. A alíquota para o Canadá foi elevada de 25% para 35%. Segundo o republicano, o país vizinho “falhou” em coibir o tráfico de fentanil aos EUA.
Na lista atualizada, a Síria aparece com a maior tarifa, de 41%. Mianmar e Laos receberam taxas de 40% – antes, a do Laos era de 48%. O Brasil ainda tem a maior alíquota, de 50%, que atinge principalmente café e carne bovina – que não estão entre as quase 700 exceções do tarifaço ao pais.
A ordem executiva desta quinta também reduziu as taxas a países que fecharam acordos com os EUA. As importações de Taiwan passaram de 32% para 20%; do Japão, de 24% para 15%; e da Coreia do Sul, de 25% para 15%. Por outro lado, a Suíça viu sua taxa aumentar de 31% para 39%.
O documento também modifica a data de início do tarifaço para mais de sessenta países. As medidas, antes previstas para esta sexta, 1º de agosto, agora entram em vigor em 7 de agosto.
Veja