A Paraíba marca presença histórica na FIT Buenos Aires 2025. Com estande ampliado, ativações culturais e gastronômicas, além de intensa agenda com operadoras e agentes internacionais, o estado apresentou ao mercado argentino e latino-americano seus novos investimentos e estratégias de promoção turística.
A secretária de Turismo da Paraíba, Rosália Lucas, destacou que o momento é decisivo para o estado. “Estamos vivendo a maior participação da Paraíba em feiras internacionais na América do Sul. João Pessoa e nosso litoral estão recebendo novos resorts, empreendimentos de padrão internacional que vão gerar 14 mil novos leitos. Isso nos projeta como a ‘nova Cancún do Brasil’. Mas viemos mostrar muito mais: nossa gastronomia, nosso forró, o chachado, o artesanato, nossa história e, claro, as belezas naturais únicas do nosso estado”, explicou.
A agenda internacional não se limita à FIT. Na próxima semana, a PBTur segue para Córdoba e Montevidéu, onde realiza capacitações já com lotação esgotada. “É a maior ação de promoção da Paraíba na América do Sul”, reforçou Rosália, lembrando que o estado também está em evidência nos aeroportos internacionais da Argentina com campanhas publicitárias exclusivas.
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou os avanços conquistados desde 2023, que consolidaram a Paraíba como um dos destinos que mais crescem no Brasil. “A Paraíba deixou de ser a ‘esquecidinha’ para se tornar a ‘queridinha do Brasil’. Somos hoje o destino que mais cresceu na CVC Corp pós-pandemia, tanto que a convenção nacional da operadora será realizada em João Pessoa pela primeira vez. Só em julho, segundo dados da Fecomércio e do IBGE, o turismo gerou mais de R$ 86 milhões em faturamento empresarial no estado. Isso chancela o esforço conjunto da Secretaria de Turismo e da PBTur em estruturar, promover e divulgar nosso destino com profissionalismo”, revelou.
A alta estação 2025/2026 também promete recordes, com 23 mil novos assentos aéreos já confirmados, incluindo rotas inéditas como João Pessoa–Cascavel (PR) e a ampliação da frequência diária entre João Pessoa e Congonhas (SP).
Além dos números, a Paraíba aposta em inovação e sustentabilidade. Em parceria com o Sebrae e o MTur, o estado lançou recentemente 26 novos roteiros turísticos, incluindo iniciativas de turismo comunitário, valorização dos povos originários, rotas culturais e gastronômicas como o “Caminhos do Engenho” e a “Rota do Rio Paraíba”.
Ferdinando reforçou ainda que os próximos meses serão intensos: a Paraíba participa da Abav, BTM, Festuris, além de receber famtrips de operadoras internacionais como a Soltrópico, de Portugal. “Estamos planejados, estruturados e colhendo os frutos. O turismo é hoje um dos grandes motores do desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, concluiu.