O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu nesta segunda-feira (7) às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que saiu em defesa de Jair Bolsonaro (PL) no dia de hoje. A resposta foi dada durante discurso no encerramento da Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.
“Tenho coisa mais importante para comentar do que isso. Esse país tem lei, tem regra e tem um dono, chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida, e não na nossa”, afirmou Lula, ao ser questionado sobre a declaração de Trump.
Na rede Truth Social, Trump afirmou que Bolsonaro está sendo perseguido e chamou os processos contra ele de “caça às bruxas”. O presidente americano disse ainda que “vai acompanhar de perto” o que acontece no Brasil.
Lula já havia reagido mais cedo com uma nota institucional em que reforçou a soberania do país e a independência das instituições: “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja.”
Blog do Maurílio Júnior