O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) celebrou o envio, pelo Governo Federal, do Projeto de Lei que cria o Instituto Federal do Sertão. A proposta representa um avanço significativo para a educação profissional de toda a região do Sertão e atende a uma pauta defendida pelo parlamentar ao longo de sua atuação no Congresso, com foco na ampliação da oferta de cursos técnicos e superiores na região.
De acordo com Wilson Santiago, a iniciativa demonstra sensibilidade às demandas históricas da região sertaneja. “A criação do Instituto Federal do Sertão é uma conquista para o povo do Sertão Paraibano. Sempre defendemos a interiorização da educação de qualidade como ferramenta de desenvolvimento, geração de oportunidades e fixação dos jovens em sua região”, destacou o deputado.
A nova autarquia será criada a partir do desmembramento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), passando a integrar oficialmente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Patos será a sede administrativa do instituto, responsável por coordenar os campi e alinhar a oferta de cursos às necessidades regionais, fortalecendo áreas estratégicas para o desenvolvimento local.
Para Wilson Santiago, a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano consolida um passo decisivo para a democratização do acesso à educação e para o fortalecimento do desenvolvimento regional. “É uma vitória do Sertão e uma prova de que o diálogo e a defesa firme das pautas regionais no Congresso geram resultados concretos para a população. Agradecemos ao presidente Lula por atender essa importante demanda da região do Sertão”, acrescentou.
“Esta é uma luta que demos início em 2014, quando o então deputado federal Wilson Filho apresentou um projeto de lei. Em 2019, apresentei novamente o projeto e continuamos na luta, somando forças, pela concretização desse importante projeto”, concluiu.


