A Câmara Municipal de Areial realizou, nesta segunda-feira (16), uma sessão extraordinária para julgar as contas do ex-prefeito Adelson Benjamin relativas ao exercício de 2023. Mesmo já tendo parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que em maio aprovou as contas por unanimidade, os vereadores decidiram pela rejeição do parecer técnico.
O relatório da comissão da Câmara, apresentado pela vereadora Cristina, destacou que “o parecer técnico do TCE-PB merece ser rejeitado pela casa legislativa”. Em votação, sete vereadores votaram contra o parecer do TCE — Alan, Cristina, Valmir, Maria Rejane, Cidinha, Anselmo e Ronaldo — enquanto Josivan e Camilla Benjamim foram contrários à reprovação. A decisão se apoiou em apontamentos do Ministério Público de Contas, embora, no entendimento do TCE, não houvesse motivo ou prejuízo que justificasse a rejeição.
Em contato, Adelson Benjamin, que acumula 15 contas favoráveis pelo TCE, afirmou que confia na anulação da decisão pela Justiça. “Com todo respeito ao legislativo de Areial, a sessão realizada na data de hoje não tem nenhuma validade jurídica, temos o Tribunal de Contas do Estado favorável ao exercício de 2023. Essa tentativa de golpe por parte da situação não se sustenta. É lamentável, grande parte dos que compõem o legislativo de Areial, inclusive o atual prefeito, fazia parte da gestão em 2023, isso demonstra meramente um julgamento político e o medo de me enfrentar nas urnas no próximo pleito eleitoral.”, declarou o ex-prefeito.