O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade nesta terça-feira (12) o projeto de resolução da deputada Silvia Benjamin que institui o “Projeto Banco Vermelho” no âmbito do Legislativo estadual. A proposta, que passa a integrar o Calendário Institucional de Eventos, será executada anualmente no mês de agosto, dentro das ações do programa “Rompa o Ciclo da Violência” e em sintonia com a campanha Agosto Lilás.
O projeto prevê a instalação de bancos na cor vermelha em locais públicos de grande circulação, como praças, escolas, universidades, rodoviárias e parques. Cada banco terá os dizeres “Ligue 180” e “Disque 190”, frases de conscientização, além de um QR Code que direcionará para a página da Assembleia com informações sobre a legislação, canais de denúncia e serviços disponíveis às mulheres vítimas de violência na Paraíba.
A iniciativa se torna um importante instrumento de proteção e conscientização, ajudando a levar informação direta à população e a criar espaços simbólicos que reforçam o combate ao feminicídio e à violência de gênero, estimulando a denúncia e fortalecendo a rede de apoio às mulheres.