Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Prefeito Dr. Júnior agradece ao senador Efraim Filho por emenda de R$ 300 mil para a saúde de Ouro Velho

    20 de junho de 2025

    Nelinho Costa segue otimista com pré-candidatura e mira defesa do Brejo e Curimataú na Assembleia

    20 de junho de 2025

    A dor silenciosa da fome: o grito que a humanidade insiste em ignorar

    20 de junho de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Geral»Ucrânia pede ajuda do Brasil para ‘convencer’ Putin a participar de conversa com Zelensky
    Geral

    Ucrânia pede ajuda do Brasil para ‘convencer’ Putin a participar de conversa com Zelensky

    adminPor admin13 de maio de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura92 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    A Ucrânia pediu ajuda ao Brasil para tentar garantir que o presidente russo, Vladimir Putin, compareça a um encontro marcado com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta semana na Turquia. Kiev pediu que o governo brasileiro use sua “voz competente” para convencer Putin.

    No fim de semana, a Rússia propôs um diálogo direto com a Ucrânia para encerrar a guerra entre os dois países, que já dura mais de três anos. Zelensky concordou com a ideia e disse que a conversa acontecerá na quinta-feira (15) em Istambul, na Turquia. Nesta terça, no entanto, o Kremlin disse não confirmar se Putin comparecerá, e Kiev começou a pressionar pela presença do líder russo.

    O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrii Sybiha, disse que pediu ao chanceler brasileiro, Mauro Vieira, que intervenha e peça para que Putin compareça ao encontro. Sybiha afirmou ter conversado por telefone com Mauro Vieira nesta terça-feira (13) e solicitou que Brasília use sua “voz competente” para tratar com o governo russo.

    “Reafirmei a prontidão do presidente Zelensky para se encontrar com Putin na Turquia e pedi ao Brasil que use sua voz competente em seu diálogo com a Rússia para que este encontro direto de mais alto nível aconteça”, disse Sybiha.

    O Itamaraty confirmou a conversa entre os chanceleres e disse que Vieira reiterou a defesa do governo brasileiro por uma negociação direta entre Rússia e Ucrânia, posição defendida desde o início do conflito, e mostrou satisfação com a proposta de Putin para retomar as tratativas.

    O presidente Lula esteve em Moscou no início da semana, quando se reuniu com Putin. Segundo fontes do governo brasileiro, Lula pediu ao líder russo que declare um cessar-fogo estendido na Ucrânia.

    Desde 2023, Lula vem propondo intermediar um diálogo de paz entre a Ucrânia e a Rússia, que estão em guerra desde que as forças de Moscou invadiram e começaram a bombardear o país vizinho, em 24 de fevereiro de 2022.

    Mas a mediação do Brasil perdeu força após o presidente brasileiro travar embates públicos com Zelensky. Lula já disse que, se Zelensky fosse “esperto”, diria que a solução para a guerra com a Rússia é diplomática, e não militar.

    O líder ucraniano, por sua vez, declarou que o brasileiro não é mais um “player” nas negociações entre Rússia e Ucrânia e que “o trem do Brasil já passou”.

    Em meio às divergências, ainda em 2023, Lula se recusou a encontrar Zelensky em Brasília, quando o ucraniano fez escala no Brasil para ir à posse de Javier Milei como presidente da Argentina.

    No domingo (11), Putin propôs retomar conversas diretas com a Ucrânia para encerrar o conflito. A oferta do presidente russo veio após líderes europeus ameaçarem impor novas sanções ao país caso não haja uma trégua de 30 dias na Ucrânia.

    Zelensky considerou a proposta de Putin “um sinal positivo”, mas exigiu um cessar-fogo imediato. Depois, disse que o encontro acontecerá na quinta-feira (15) em Istambul.

    Caso o encontro de fato ocorra, esta será a primeira vez em que os líderes da Rússia e da Ucrânia estarão frente a frente desde o início da guerra.

    Com G1

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Prefeito Nelsinho Honorato anuncia construção de Centro de Formação de Professores com teatro, em Coxixola

    20 de junho de 2025

    Flamengo faz grande jogo, vence Chelsea de virada e lidera o Grupo D

    20 de junho de 2025

    Maior vazamento de dados da história expõe 16 bilhões de ‘passwords’

    20 de junho de 2025

    Mulher perde controle do carro e cai dentro do Açude Velho, em Campina Grande

    20 de junho de 2025

    Família paraibana fica presa em Israel durante guerra após ter comprado passagens para voltar

    20 de junho de 2025

    João Pessoa registra mais de 79 mm de chuvas nas últimas horas e Defesa Civil intensifica monitoramento das áreas de risco

    20 de junho de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20236.994 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20236.972 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20236.727 Visualizações
    Não perca

    Prefeito Dr. Júnior agradece ao senador Efraim Filho por emenda de R$ 300 mil para a saúde de Ouro Velho

    20 de junho de 2025

    O prefeito de Ouro Velho, Dr. Júnior, comemorou a destinação de uma emenda parlamentar no…

    Nelinho Costa segue otimista com pré-candidatura e mira defesa do Brejo e Curimataú na Assembleia

    20 de junho de 2025

    A dor silenciosa da fome: o grito que a humanidade insiste em ignorar

    20 de junho de 2025

    Daniella Ribeiro: Um Mandato, Muitas Faces e o Fim de um Ciclo!

    20 de junho de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20236.994 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20236.972 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20236.727 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.