Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Aprovado relatório de Veneziano que garante acesso gratuito de estudantes a dados de instituições de ensino

    19 de agosto de 2025

    Hugo Motta quer votar projeto sobre proteção de crianças em ambiente digital na quarta-feira

    19 de agosto de 2025

    Quatro envolvidos no roubo de carro do TJPB e em outros crimes são identificados pela Polícia Civil

    19 de agosto de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Geral»TCE-PB realiza Encontro da Primeira Infância com adesão de 70 prefeitos ao Pacto e mais de 800 participantes
    Geral

    TCE-PB realiza Encontro da Primeira Infância com adesão de 70 prefeitos ao Pacto e mais de 800 participantes

    adminPor admin19 de agosto de 2025Nenhum comentário7 minutos de leitura10 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Com mais de 800 inscritos e 70 prefeitos municipais, que na ocasião assinaram o Pacto Paraibano pela Primeira Infância, o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) realizou, nesta segunda-feira (18), no Teatro Facisa, na Unifacisa, em Campina Grande, o Encontro Estadual pela Primeira Infância, reafirmando o compromisso da Corte com o fortalecimento das políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos. O evento foi aberto oficialmente pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira.

    Agosto é um mês especial para o cuidado e a valorização da infância. Instituído pela Lei nº 14.617/2023, o Mês da Primeira Infância, também conhecido como Agosto Verde, é dedicado à conscientização sobre a importância da atenção integral a gestantes, bebês, crianças de até seis anos e suas famílias, em todo o território nacional. Em sintonia com essa causa, o TCE-PB reuniu prefeitos, secretários, gestores públicos e representantes de instituições parceiras para debater e fortalecer políticas públicas voltadas às crianças.

    Em seu discurso, o conselheiro Fábio Nogueira citou a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança: “Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transforme em semente de paz”, e destacou inspiração no Papa Francisco, lembrando que “cuidar das crianças é cuidar do coração da humanidade”.

    O presidente fez uma retrospectiva das ações do Pacto Paraibano pela Primeira Infância, lançado em abril deste ano, ressaltando que representa uma responsabilidade concreta com o futuro da sociedade. “Estamos idealizando os próximos dez anos de atenção à criança paraibana, com planejamento decenal já em elaboração, numa iniciativa que depende do engajamento de todos os gestores, órgãos de controle e sociedade civil”, afirmou.

    Avanços já conquistados – Durante a fala, o conselheiro elencou as principais ações desenvolvidas pelo TCE-PB desde a instituição do Pacto, incluindo a criação da Comissão da Primeira Infância, coordenada pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes; a realização de cursos para gestores sobre a inclusão de marcadores da primeira infância nas peças orçamentárias; e a Auditoria Coordenada na Educação Infantil, que avaliou 103 creches em 81 municípios paraibanos.

    Outro marco citado foi o lançamento oficial do Pacto, em abril, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, ocasião em que autoridades dos três poderes e representantes da sociedade civil assinaram a Carta Compromisso. Mais recentemente, o TCE-PB capacitou mais de mil técnicos municipais para a elaboração dos Planos Municipais da Primeira Infância e iniciou uma auditoria operacional nacional, em parceria com outros tribunais de contas, com foco nas políticas públicas para a primeira infância.

    Metas até o fim de 2025 – O presidente anunciou que até dezembro o Tribunal pretende alcançar três grandes metas: inclusão de marcadores da primeira infância nos instrumentos de planejamento municipal; elaboração, aprovação e execução dos Planos Municipais da Primeira Infância; e criação dos Comitês Intersetoriais da Primeira Infância nos 223 municípios da Paraíba. “Esperamos que, até o final de 2025, todos os municípios tenham aderido ao Pacto. Já ultrapassamos 90 adesões, e muitos prefeitos têm nos procurado espontaneamente para somar esforços”, ressaltou.

    O desafio da realidade paraibana – Nogueira destacou dados que evidenciam a importância da mobilização. A Paraíba possui 373.222 crianças de 0 a 6 anos, das quais 80% vivem em famílias cadastradas em programas sociais. Além disso, apenas 32,8% das crianças de 0 a 3 anos têm acesso à creche, número abaixo da meta de 50% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação. “Queremos transformar a Paraíba em referência nacional, com creches e escolas para todas as crianças, equipes qualificadas, merenda adequada, acesso à saúde, lazer e moradia digna. As crianças, quando bem cuidadas, são sementes de paz e esperança”, afirmou, citando novamente Zilda Arns.

    Reconhecimento e parcerias – Ao final, o presidente do TCE-PB agradeceu a todos os parceiros institucionais que têm contribuído para a implementação do Pacto, incluindo gestores municipais, entidades civis, universidades e organismos internacionais, como o UNICEF. “Este é um projeto audacioso, mas plenamente factível, porque estamos construindo juntos um presente melhor e planejando um futuro digno para cada criança paraibana”, concluiu.

    Para ressaltar o balanço das ações do Pacto nos seis primeiros meses de execução, foi apresentado um vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação do TCE-PB.

    Participação de autoridades – O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, deu as boas-vindas aos participantes, destacando o compromisso coletivo com as crianças e a importância da união de esforços para a proteção e valorização da primeira infância. Ele ressaltou a urgência do tema, lembrando que o combate à adultização precoce e à sexualização de crianças exige ações coordenadas entre diferentes instituições.

    “O TCE-PB, de forma antecipada e acertada, já tem incentivado a cooperação entre gestores locais, estaduais, Ministérios Públicos e sociedade. Esse é um esforço conjunto que devemos fazer para garantir aquilo que é mais essencial à vida e à formação: a infância”, afirmou.

    Bruno também celebrou a escolha de Campina Grande como sede do evento e reforçou a relevância do acordo de cooperação firmado durante o encontro: “Este compromisso público que assinamos não é apenas com o Tribunal, mas com toda a sociedade. Prefeitos, secretários, gestores e cidadãos assumem, juntos, a responsabilidade de cuidar da infância.”

    O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, representando o governador João Azevêdo, destacou que investir na primeira infância é investir em justiça social e no futuro da Paraíba. “Nosso compromisso é garantir que nenhuma criança fique para trás.”

    O deputado estadual Tovar Correia Lima, representando a Assembleia Legislativa, afirmou que o momento é oportuno para reforçar discussões sobre a infância. “Feliz o Estado que consegue reunir prefeitos, deputados, conselheiros e lideranças, todos em um só propósito, como acontece aqui na Paraíba”, declarou, destacando o protagonismo do TCE-PB sob a liderança de Fábio Nogueira.

    Representou o Tribunal de Justiça da Paraíba o Juiz Hugo Gomes Zaher, coordenador da Infância e Juventude do TJ-PB. Em sua fala ele destacou a união da sociedade no enfrentamento às vulnerabilidades da infância. O juiz ressaltou a importância da mobilização conjunta entre Estado, sociedade e famílias para garantir proteção integral às crianças e adolescentes. “Estamos todos mobilizados, enquanto família, sociedade e Estado. Isso mostra o quanto devemos estar de braços dados, pactuados para encontrarmos estratégias que combatam todos os males que geram vulnerabilidades para nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

    O magistrado mostrou que, diante do cenário atual do país, é fundamental reforçar mecanismos que previnam situações de exploração e violação de direitos. Ele lembrou que a primeira infância é o período decisivo para estruturar políticas públicas eficazes: “Quando falamos da primeira infância e lembramos que o Marco Legal já completou oito anos, trazemos a ideia de que é nos primeiros anos de vida que podemos fazer a diferença, criando condições para que crianças não sejam colocadas em situações de exploração ou fora da escola. É nesse momento que garantimos, de fato, a prioridade absoluta assegurada há mais de 35 anos pela Constituição Federal”, destacou

    George Coelho, presidente da Famup, defendeu a transformação do Pacto em política pública prioritária nos municípios, destacando a importância da união de prefeitos, deputados, secretários e demais autoridades para fortalecer ações voltadas à educação e ao cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida.

    No segundo momento do evento, os auditores do Grupo de Auditoria Operacional do TCE-PB apresentaram a Matriz de Planejamento da Auditoria Operacional na Política pela Primeira Infância.

    Ao encerrar o encontro, o vice-presidente do TCE-PB, André Carlo Torres Pontes, reforçou a importância do trabalho integrado entre os municípios e o Tribunal de Contas. Ele destacou a “carta mínima de navegação”, que visa harmonizar ações em diferentes municípios e garantir oportunidades semelhantes às crianças. O evento contou ainda com apresentação cultural de Raissa Rodrigues, que cantou o Hino Nacional e encerrou com a canção “Força Estranha”, de Gal Costa.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    São José dos Cordeiros terá 100% do perímetro urbano asfaltado e estará entre as melhores infraestruturas urbanas do Brasil

    19 de agosto de 2025

    Governo convoca novos aprovados no concurso da Polícia Civil

    19 de agosto de 2025

    Hugo Motta quer votar projeto sobre atuação de menores na internet nesta quarta-feira

    19 de agosto de 2025

    Paraíba cria incentivo financeiro para municípios ampliarem vacinação contra sarampo

    19 de agosto de 2025

    Prefeito de Parari participa da adesão ao Pacto Paraibano pela Primeira Infância em Campina Grande

    18 de agosto de 2025

    Prefeitura de São José dos Cordeiros promove grande feira de ações nesta terça-feira

    18 de agosto de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20238.719 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.632 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.358 Visualizações
    Não perca

    Aprovado relatório de Veneziano que garante acesso gratuito de estudantes a dados de instituições de ensino

    19 de agosto de 2025

    A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (19) a garantia de…

    Hugo Motta quer votar projeto sobre proteção de crianças em ambiente digital na quarta-feira

    19 de agosto de 2025

    Quatro envolvidos no roubo de carro do TJPB e em outros crimes são identificados pela Polícia Civil

    19 de agosto de 2025

    Natuba realiza 6ª edição da Festa do Frio em Pirauá com shows e cavalgada

    19 de agosto de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20238.719 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.632 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.358 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.