Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Ex-prefeito de Vista Serrana volta a ser preso em nova fase de operação contra o tráfico de drogas

    19 de julho de 2025

    Bosco Carneiro fortalece saúde e infraestrutura com destinação de recursos para diversas regiões da Paraíba

    19 de julho de 2025

    Prefeita de Puxinanã sobre Sargento Neto: “Um deputado que olha pelos menos favorecidos”

    19 de julho de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Geral»Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
    Geral

    Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

    adminPor admin10 de julho de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura23 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova taxa deverá entrar em vigor em 1º de agosto.

    No documento, Trump cita Jair Bolsonaro e diz ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF) ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil.

    O republicano afirmou, sem provas, que a decisão foi tomada “em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

    Veja a carta na íntegra:

    9 de julho de 2025
    Sua Excelência
    Luiz Inácio Lula da Silva
    Presidente da República Federativa do Brasil
    Brasília

    Prezado Sr. Presidente:

    Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!

    Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes. Mercadorias transbordadas para tentar evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitas a essa tarifa mais alta.

    Além disso, tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco.

    Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual. Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o possível para aprovar rapidamente, de forma profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas.

    Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil, que causaram esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!

    Além disso, devido aos ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais, estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil.

    Se o senhor desejar abrir seus mercados comerciais, até agora fechados, para os Estados Unidos e eliminar suas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais, nós poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta. Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do relacionamento com seu país. O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América.

    Muito obrigado por sua atenção a este assunto!

    Com os melhores votos, sou,
    Atenciosamente,
    DONALD J. TRUMP
    PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Deputado Mersinho Lucena afasta saída de Cícero do PP: ‘Estamos bem onde estamos’

    19 de julho de 2025

    Ex-prefeito paraibano volta a ser preso acusado de liderar esquema de tráfico na Paraíba

    19 de julho de 2025

    Na Paraíba: motorista bêbado causa acidente na BR-230; vítima ficou presa às ferragens

    19 de julho de 2025

    Com desarmonia no Governo, Fábio Ramalho aposta no triunfo da oposição em 2026

    18 de julho de 2025

    Lucas Ribeiro diz estar pronto para assumir Governo da Paraíba caso João Azevêdo dispute o Senado em 2026

    18 de julho de 2025

    Vice-prefeito de Parari e comitiva acompanham avanço da Adutora do Cariri durante visita técnica à ETA

    18 de julho de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20237.645 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.603 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.309 Visualizações
    Não perca

    Ex-prefeito de Vista Serrana volta a ser preso em nova fase de operação contra o tráfico de drogas

    19 de julho de 2025

    O ex-prefeito de município de Vista Serrana, Sérgio Garcia Nóbrega, voltou a ser preso nesta…

    Bosco Carneiro fortalece saúde e infraestrutura com destinação de recursos para diversas regiões da Paraíba

    19 de julho de 2025

    Prefeita de Puxinanã sobre Sargento Neto: “Um deputado que olha pelos menos favorecidos”

    19 de julho de 2025

    Fim de semana começa com chuvas e frio em várias regiões da Paraíba

    19 de julho de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20237.645 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.603 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.309 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.