O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, a classificação dos candidatos passará a aceitar os resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. O critério de seleção considerará a nota que resultar na melhor média ponderada para cada opção de curso, desde que o participante não tenha participado como treineiro.
A medida foi publicada no Edital nº 22/2025, referente à adesão de instituições públicas de ensino superior ao Sisu 2026, divulgado na última segunda-feira (20). O documento completo está disponível na página do Sisu do Portal de Acesso Único.
A instituição de educação superior (IES) interessada em emitir o termo de adesão deverá observar a oferta mínima de duas vagas em cada curso e turno em que desejar participar. Independentemente do número de vagas ofertadas no curso e turno, do resultado dos cálculos para a reserva de vagas, bem como das políticas específicas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição, será garantida no mínimo uma vaga de ampla concorrência.
O período para adesão das instituições de educação superior interessadas em participar do Sisu 2026 será de 27 de outubro a 28 de novembro. Todos os procedimentos serão efetuados exclusivamente por meio do Sisu Gestão.
De Olho no Cariri
Com Portal T5


