A Secretaria Municipal de Educação realizou na última sexta-feira (14) para coordenadores pedagógicos, diretores e professores do 2° ano do fundamental I, mais uma etapa de formação com os coordenadores do Programa Educar Pra Valer (EpV), da Associação Bem Comum.
O encontro faz parte das estratégias do programa de manter o monitoramento e o acompanhamento contínuo dos processos de ensino e de aprendizagem do dos anos iniciais em toda a rede. Nestes encontros são também realizadas análises dos resultados das avaliações e elaborações de estratégias e intervenções pedagógicas.
“Foi um momento de troca bem significativo, em que professores, diretores e coordenadores pontuaram as ações que estão sendo feitas em sala de aula para que as crianças desenvolvam todas as habilidades e competências do 2° ano, com foco na alfabetização, são ideias bem inovadoras e construtivas para que as crianças consigam atingir o aprendizado esperado”, avaliou a coordenadora geral do EpV na Paraíba, Rita Alcina.
Para a professora do 2° ano do Fundamental I, Michele Oliveira, as formações do Educar Pra Valer são significativas para o trabalho em sala de aula. “Essas formações são muito importantes, são uma troca de ideias, de experiências, que a gente pode aplicar em sala de aula, tudo o que eu colho aqui, eu uso na escola”, disse a professora.
As formações do Educar Pra Valer fazem parte da parceria firmada entre a Associação Bem Comum e a Prefeitura de Sumé. Os encontros tem como objetivo avaliar os níveis de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais e acompanhar o plano de ação da rede, direcionando o trabalho do professor em cada escola.
O Programa, da cidade de Sobral-CE, atua por meio da aplicação de avaliações diagnósticas, formação continuada e acompanhamento das escolas e estudantes. Por meio da parceria com os municípios, ele atua para garantir educação de qualidade de forma efetiva, equitativa e sustentável durante todo o ciclo, com foco na alfabetização na idade certa.
“Estamos vendo que a nossa educação tem melhorado, tem tido avanços significativos. Nós estamos nessa reta final intensificando o trabalho para que os estudantes consigam superar a meta do ano passado, que foi de 64% no índice de aprendizagem”, disse a secretária da Educação, Denise Sousa.
Ascom


