Na noite desta segunda-feira, 5, o MET Gala 2025 toma conta do Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Celebrando moda, arte e cultura pop, o tradicional baile marca a abertura da nova exposição do Costume Institute, a Superfine: Tailoring Black Style, com curadoria de Monica L. Miller e Andrew Bolton.

Cardi B no MET Gala 2024 Foto: Reprodução de vídeo Vogue via YouTube
Neste ano, o foco está no papel da alfaiataria na construção de estilos e identidades negras, com inspiração no livro Slaves to Fashion, publicado em 2009. A exposição destaca 12 características do estilo dândi dentro da diáspora africana — entre elas, distinção, liberdade e presença — e será aberta ao público a partir de 10 de maio.
Dress code
O dress code da noite é Tailored to You (“feito sob medida para você”, em tradução livre). A proposta vai além da elegância tradicional: os convidados são incentivados a usar roupas como extensão de suas próprias identidades. Como a Louis Vuitton é a patrocinadora oficial do evento e Pharrell Williams está à frente da direção criativa da linha masculina da marca, é esperado que muitos looks da noite carreguem a assinatura da maison francesa.

Camila Cabello usou uma bolsa feita em gelo durante a aparição no Met Gala 2024 Foto: @camila_cabello/Instagram/Reprodução
Anfitriões
A lista de anfitriões também reflete o espírito da exposição. Pharrell divide o comando da noite com A$AP Rocky, Lewis Hamilton e Colman Domingo. LeBron James foi anunciado como coanfitrião honorário, mas não deve comparecer ao evento por conta de um jogo da NBA no dia anterior. O comitê do evento ainda inclui nomes como Chimamanda Ngozi Adichie, Simone Biles, André 3000, Doechii, Tyla e Usher.
Lista de convidados
A lista de convidados é mantida sob sigilo e é considerada uma das mais disputadas da cultura pop. Segundo o The New York Times, assim como em 2024, o número de convidados gira em torno de 400 pessoas.
Ao contrário de outros bailes beneficentes, como o da Metropolitan Opera, o Met Gala é apenas para convidados, e o critério de seleção vai além do dinheiro. O fator decisivo é o que Anna Wintour, editora da Vogue e responsável pelo evento desde 1995, chama de sua “santíssima trindade”: repercussão, talento e beleza.
Mesmo quem doa grandes quantias ao museu ou empresas que compram mesas no evento não têm liberdade total para escolher quem estará lá: todos os nomes precisam passar pela aprovação de Wintour e da equipe da Vogue.
Possíveis presenças
Com A$AP Rocky entre os anfitriões, há expectativa para a presença de Rihanna. Entre os nomes cotados para cruzar o tapete vermelho, também estão atletas como a jogadora de basquete Paige Bueckers, além de artistas como Shakira, Mary J. Blige e Lizzo. Jovens estilistas negros, como LaQuan Smith, devem participar do evento pela primeira vez.
Como assistir
Apesar da grandiosidade, apenas o tapete vermelho é transmitido ao público. Lá dentro, tudo segue sob sigilo. A transmissão do tapete vermelho será feita ao vivo no canal da Vogue no YouTube, a partir das 19h (horário de Brasília).