Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Presidente da Câmara de Alcantil solicitaao deputado Romero Rodrigues construçãode quadras na zona rural

    22 de maio de 2025

    Desaprovação ao governo Lula atinge 54%, segundo pesquisa Ipespe

    22 de maio de 2025

    Tribunal de Justiça da Paraíba afasta juiz e instaura processo disciplinar para apurar conduta

    22 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»CULTURA & ENTRETENIMENTO»Lady Gaga canta pra valer e faz história de verdade em clima de carnaval, parada gay e réveillon
    CULTURA & ENTRETENIMENTO

    Lady Gaga canta pra valer e faz história de verdade em clima de carnaval, parada gay e réveillon

    adminPor admin4 de maio de 2025Nenhum comentário7 minutos de leitura0 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail


    Em noite fresca e enluarada em Copacabana, um público sem vocação para coadjuvante, calculado em cerca de 2,1 milhão de pessoas pela prefeitura, tornou histórico o megaespetáculo comandado por Lady Gaga neste sábado, 3 de maio, no Rio de Janeiro. Do alto de seu 1,55m, a popstar americana contou com uma estrutura grandiosa de cenários e iluminação, mais de vinte bailarinos coreografados pela neozelandesa Parris Goebel e, importante, excelentes músicos (lamentavelmente pouquíssimo citados pela mídia) tocando ao vivo (ocasionalmente em mixagem com bases pré-gravadas), sob a direção competente de Juan Manuel Najira, codinome  artístico Natural. Havia até o luxo de uma seção de cordas com dez instrumentistas.

    Lady Gaga durante show em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 2025 Foto: Daniel Ramalho/AFP

    Derramadíssima em suas declarações de amor ao país e aos fãs brasileiros, Gaga não demorou a dar crédito às estrelas da plateia que potencializam o espetáculo: “Esta noite estamos fazendo história. Mas ninguém faz história sozinho. Sem vocês, o público maravilhoso do Brasil, eu não teria este momento, obrigada por fazerem história comigo. O povo do Brasil é a razão pela qual eu posso brilhar. Vocês estão lindos como a lua surgindo sobre o oceano, bem aqui na praia de Copacabana”. Ela também prometeu dar tudo de si e chegou a chorar, ofegante: “Brasil, estou pronta! Quero que o mundo veja quão grande é o abraço de vocês”.

    Mais tarde, ao longo do show, ela superavaliou o público em 2,5 milhões de pessoas, e mostrou que é do tipo que “pega intimidade fácil”: “Da última vez, ficamos amigos. Agora somos família”. Terminou a apresentação (iniciada às 22h10) após duas horas, no proscênio, cercada pelos bailarinos, assistindo aos fogos de artifício; puxou Bad Romance a capella, estendendo o êxtase do público com a música de encerramento, e finalizou: “I love you, Brazil!” (“Eu te amo, Brasil!”).

    Como postulante ao trono de maior estrela pop do século 21, ela arquitetou Mayhem como um espetáculo capaz de superar a performance histórica de Beyoncé no festival Coachella de 2018. A versão copacabanense Mayhem on the Beach, por sua vez, tinha a missão de ser mais impressionante que a apresentação de Madonna no ano passado, no Rio. E conseguiu, graças aos mais de 2 milhões de foliões, em clima mix de carnaval, parada LGBT e réveillon (os fogos de artifício soaram familiares); quase todo mundo em Copa parecia ter incorporado o verso clássico do poeta russo Vladimir Maiakóvski (depois cantado por Caetano Veloso): “Gente é para brilhar”. 

    Prefeitura e a Polícia Militar estimam um público de 2,1 milhões de pessoas nas areias da praia de Copacabana Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

    O “mayhem” – caos, tumulto, em inglês – ficou somente no título do show. A plateia pancarioca (pessoas de todo o país, investidas da “skin” do Rio de Janeiro) e pangênero de “little monsters” coloriu a orla com uma descomunal energia, corpos e figurinos fora dos velhos padrões, e leques vigorosamente tremelicados. Jovens e não tão jovens discípulos da Mother Monster acompanharam os cinco atos da extravaganza pop gótica fazendo muito mais do que parte do show: cada um dos espectadores em Gagacabana era um espetáculo em si.

    Stefani Germanotta, nome de batismo de Lady Gaga, se portou como rainha desse povo. Cantou ao vivo mesmo — com a ajuda de alguns trechos pré-gravados — e com direito a derrapagens em Blade of Grass, o que mostra positivamente que a voz ouvida ali era pra valer. Não demorou a interagir com um dos músicos, o guitarrista Tim Stewart, durante Garden of Eden, e empunhou ela mesmo uma respeitável guitarra Suhr T.  Na banda, misturando elementos de som industrial às receitas pop variadas, se destacaram o baixista Eric Ingram e o jovem baterista Tosh Peterson. Foi ele quem protagonizou o momento mais inesperadamente show de rock da noite, ao estrelar um explosivo solo no fim do primeiro ato.

    Lady Gaga começou a setlist do show em Copacabana, no Rio, com ‘Bloody Mary’, ‘Abracadabra’ e ‘Judas’ Foto: Reprodução/Globoplay

    O espetáculo tem cinco atos e se autodefine como “A arte do caos pessoal”. Difícil fazer sentido racional de todo aquele mar de informações condensadas por Gaga e a coreógrafa Parris Goebel. Começa com a cantora lendo um pouco compreensível “Manifesto do Caos” (tudo bem, caos é caos mesmo), antes de atirar no impacto visual de Bloody Mary, do alto de um vestido vermelho gigante que se abria, revelando uma gaiola com dançarinos. Dali para Abracabra e Judas! (quando revelou outra homenagem ao Brasil, um vestido verde, com faixa azul de borda amarela). O Ato 1, Of Velvet and Vice (De veludo e vício) teve também Gaga morena e de corselete, sensualizando em cima de uma mesa em Scheiße e terminou em climão lésbico que valeu um corinho bem carioca de “Gojtosa! Gojtosa!” e conduziu ao hit Poker Face, dançado em um grande tabuleiro de xadrez.

    Lady Gaga em seu show em Copacabana, no Rio de Janeiro Foto: Pablo Porciuncula/AFP

    O segundo ato, And She Fell Into a Gothic Dream (E ela caiu em sonho gótico), começou com Perfect Celebrity, Gaga semienterrada na areia ao lado de um esqueleto. Depois, em Disease, outras caveiras se levantaram na caixa e contracenaram com ela. Em Paparazzi, vestiram uma armadura na cantora, que se levantou e saiu andando com muletas. Vigiada por um enorme planeta Terra, ela subiu em uma estrutura e foi reverenciada por dançarinas com vestes semelhantes a de virgens vestais romanas. Depois, reapareceu em um balcão que lembrou Madonna na fase Evita, mas com a bandeira do Brasil estendida (na Cidade do México, foi a do México). Era a deixa para tocar seu clássico hit Alejandro, que guarda semelhanças melódicas com uma rapsódia “húngara” do italiano Vittorio Monti e já foi acusada de ser um “rip off” do Ace of Base.

    A crítica do tradicional jornal americano Variety, referência na indústria do entretenimento americano, brincou com o inexplicável do enredo do show de Gaga. O jornal Los Angeles Times a qualificou, postivamente como kook, “excêntrica, maluquete. Gaga não vem para explicar, mas para emocionar os fãs, não importa se seus devaneios sejam derivativos, escancaradamente remetendo a Madonna, Michael Jackson, Prince, David Bowie e outros gigantes do pop.

    Lady Gaga em show em Copacabana, no Rio de Janeiro Foto: Daniel Ramalho/AFP

    No Ato III: The Beautiful Nightmare That Knows Her Name (O belo pesadelo que conhece o nome dela) Gaga foi múltipla. Partiu do impacto percussivo de Killah e um funk zumbi-eletro, Zombieboy, antes de aliviar com o hit Die With A Smile (mais curtinho sem a parte Bruno Mars) e a tayloriana (swift) How bad do you want me, quando os dançarinos apareceram com camisas da seleção brasileira (gozadores cariocas cravaram como o “momento patriotas” do show).

    O quarto ato, To Wake Her is To Lose Her (Acordá-la é perdê-la), desembrulhou tudo para o arremate final, oferecendo aos fãs catarse com o hino Born This Way, antes do remanso das baladas Blade of Grass e Shallow e o final “vou pra galera” com Vanish Into You.

    No quinto ato, o finale da ópera pop, Eternal Aria of the Monster Heart (Ária eterna do coração monstro), a Princesinha do Mar foi sacudida com uma versão apoteótica de Bad Romance — para oficializar nos anais da história o apelido “Copagabana”. Vestido de alegria durante toda a semana pela invasão dos turistas little monsters,  o Rio de Janeiro agora tem um carnaval diferentão (de diversidade) estabelecido em seu calendário. Isso é histórico pra valer.

    Além das homenagens aos fãs brasileiros, Gaga fez um aceno especial às pessoas queer logo antes da canção Born this Way, que se tornou um hino para a comunidade LGBTQIA+. “Só quero falar do meu amor pela comunidade LGBTQIA+ aqui no Brasil. Obrigada”, disse.

    Pela emoção com o show e o fascínio, pareceu que os perrengues passados pelo público para chegar até a praia e conseguir uma boa visão do palco valeram a pena. Cerca de três horas antes da apresentação, a estação de metrô Cardeal Arcoverde, a mais próxima ao palco, ficou lotada. O fluxo de fãs era tão intenso que os corredores ficaram congestionados, dificultando a circulação. Enquanto tentavam sair, os passageiros faziam uma sinfonia de leques.

    Show de Lady Gaga na noite desse sábado, na praia de Copacabana zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Pedro Kirilos/Estadão



    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    TEATRO JANSEN FILHO: 19 anos de arte e resistência em Monteiro-PB

    14 de maio de 2025

    Monteiro celebra centenário do Poeta Jansen Filho nesta sexta-feira (9)

    8 de maio de 2025

    Grande Rio dá dica sobre enredo e torcedores apostam em manguebeat

    6 de maio de 2025

    Sing Sing: conheça a história real do filme indicado a três Oscars

    6 de maio de 2025

    Última temporada de ‘Round 6’ ganha primeiro trailer e já tem data de estreia; veja

    6 de maio de 2025

    Vencedor do Urso de Prata, “O Último Azul“ ganha data de estreia

    6 de maio de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20234.652 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.636 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.352 Visualizações
    Não perca

    Presidente da Câmara de Alcantil solicitaao deputado Romero Rodrigues construçãode quadras na zona rural

    22 de maio de 2025

    A presidente da Câmara Municipal de Alcantil, Larissa Marques, está cumprindo, desde o início da…

    Desaprovação ao governo Lula atinge 54%, segundo pesquisa Ipespe

    22 de maio de 2025

    Tribunal de Justiça da Paraíba afasta juiz e instaura processo disciplinar para apurar conduta

    22 de maio de 2025

    Projeto de lei quer barrar uso de bebês reborn para furar fila em atendimentos na Paraíba

    22 de maio de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20234.652 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.636 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.352 Visualizações
    Nossas escolhas

    EUA: avião cai sobre condomínio na Califórnia e incendeia casas

    22 de maio de 2025

    Líderes mundiais condenam assassinatos nos EUA: “Atentado antissemita”

    22 de maio de 2025

    ONU retoma envio de ajuda a Gaza após bloqueio de quase três meses

    22 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.