J. K. Rowling se manifestou após inúmeros fãs de “Harry Potter” pedirem a demissão do ator Paapa Essiedu, escalado como Severo Snape na nova série da HBO.
Em abril, Essiedu e outros nomes do cinema britânico assinaram uma carta de apoio à comunidade trans após decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que mudou a definição legal de mulher baseada no sexo biológico — o que exclui as mulheres transexuais.
Em seu perfil no X (antigo Twitter), a autora afirmou que não tem poder para isso, e também não o faria. “Eu não tenho poder de demitir um ator da série e eu não faria isso se o tivesse. Eu não acredito em demitir pessoas de seus trabalhos ou retirar o sustento de alguém porque eles não tem opiniões legalmente protegidas que são diferente das minhas”, escreveu.
I don’t have the power to sack an actor from the series and I wouldn’t exercise it if I did. I don’t believe in taking away people’s jobs or livelihoods because they hold legally protected beliefs that differ from mine. pic.twitter.com/nKcAl3gcvO
— J.K. Rowling (@jk_rowling) May 5, 2025
Nos últimos anos, a autora deu inúmeras declarações transfóbicas nas redes sociais, e também têm financiado projetos que apoiam atos de transfobia. Durante a decisão da Suprema Corte em abril, Rowling fez uma doação de mais de 70 mil libras (cerca de R$ 530 mil) para apoiar o projeto contra pessoas trans.
Ela também criticou os atores dos filmes antigos de “Harry Potter” por apoiarem publicamente a luta por direitos das pessoas trans, além de outros falas discriminatórias sobre o público LGBTQIAPN+. Em 2023, J. K. Rowling usou as redes sociais para contrariar uma imagem que dizia: “Repita conosco: mulheres trans são mulheres”.
Pedro Pascal sobre J.K. Rowling em meio polêmica: “Horrível e nojenta”