Com mais de duas décadas dedicadas à música brasileira, o cearense Ítalo Queiroz lança um novo trabalho que reforça seu compromisso com a valorização da cultura nordestina. O álbum “Ítalo Queiroz Canta Ilmar Cavalcante e Nanado Alves” é uma homenagem aos 30 anos de carreira dos compositores paraibanos que, juntos, formam uma das parcerias mais produtivas e respeitadas do forró contemporâneo.
Natural do Ceará, Ítalo Queiroz iniciou sua trajetória musical nos anos 90 e se consolidou artisticamente em São Paulo a partir dos anos 2000. Cantor, produtor e multi-instrumentista — com domínio de piano, violão e sanfona — Ítalo coleciona projetos marcantes como o CD “Ítalo Queiroz – Canta Barbalha” e o DVD “Ninguém Pode Dançar Só”, gravado na capital paulista com participações de nomes consagrados como Cesinha, Cesar do Acordeon, Flávio Leandro, Alexandre Pé de Serra, Rubens e Robson e Santanna O Cantador.
A partir de 2018, Ítalo também levou sua arte para o cenário internacional, realizando turnês por países como Suécia, Dinamarca, Alemanha, Suíça e França. Em 2021, lançou “Meu Lugar (memórias reveladas)”, seu primeiro disco de músicas inéditas, com produção analógica e repertório autoral. Entre essas faixas, destacam-se “Vida de Verdade” e “Serei Feliz”, compostas em parceria com Ilmar Cavalcante.
Agora, o artista volta sua atenção aos dois grandes poetas da música nordestina: Ilmar Cavalcante e Nanado Alves, ambos naturais de Monteiro-PB. A dupla é responsável por mais de 300 composições gravadas por ícones como Elba Ramalho, Flávio José, Santanna, Mastruz com Leite e Banda Magníficos. Canções como “Poucas Palavras”, “Seu Olhar Não Mente” e “Um Passarinho” são alguns dos muitos sucessos assinados por Ilmar e Nanado.
Nanado Alves, além de compositor, é poeta e instrumentista. Sua obra já foi premiada em diversos festivais e tem alcançado notoriedade em todo o Brasil. Um dos maiores exemplos desse reconhecimento é a música “Lápis de Cor”, sucesso absoluto nas vozes de Ítalo Queiroz, Santanna e Cezinha em um audiovisual lançado em 2012 — e regravada inúmeras vezes desde então.
O álbum Ítalo Queiroz Canta Ilmar Cavalcante e Nanado Alves traz releituras cuidadosamente arranjadas, preservando a essência do forró raiz e resgatando a alma poética e melódica que caracteriza a obra da dupla monteirense. Com esse lançamento, Ítalo reafirma sua missão de eternizar a música nordestina e homenagear aqueles que fazem dela uma expressão viva de identidade e resistência cultural.
Vitrine do Cariri