O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Governo Federal, alertou, na tarde desta quinta-feira (15), que o cenário para risco de eventos geo-hidrológicos nesta sexta-feira (16) na região de João Pessoa é considerado alto.
Risco hidrológico refere-se à probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos que possam causar danos ou prejuízos, como inundações, secas, deslizamentos de terra, erosão do solo, entre outros. É a combinação da probabilidade de um evento hidrológico e o potencial de impacto que ele pode ter.
De acordo com o monitoramento, a possibilidade de eventos hidrológicos em João Pessoa é alta devido à previsão de chuva intensa, com possibilidade de pancadas fortes, associada aos acumulados dos últimos dias. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações dos córregos em áreas urbanas, alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem deficiente e enxurradas em áreas com declividade acentuada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuvas intensas para João Pessoa e outras cidades da região litorânea da Paraíba. O aviso de perigo por acumulado de chuva é válido até a noite desta sexta-feira (16).
De acordo com o Inmet, são previstas chuvas de até 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
As cidades sob alerta são: Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu e Sapé.
Defesa Civil
A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199 ou ainda pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
Com MaisPB