Os caririzeiros Cristiano Nunes e Paloma Lima, da cidade de Livramento, vêm elevando o nome do Cariri paraibano ao cenário nacional da produção artesanal de queijos. Na última semana, o casal foi premiado no VIII Prêmio Queijo Brasil, o maior concurso de queijos da América Latina, realizado em Blumenau-SC. O evento reuniu mais de 2.200 produtos derivados do leite, enviados por produtores de todo o Brasil, e o Capril Nunes voltou para casa com medalhas para todos os cinco queijos inscritos.
A empresa familiar, que tem se destacado pela produção de queijos artesanais a partir do leite de animais criados no bioma da caatinga, celebrou mais essa conquista como uma vitória da cultura e do saber fazer caririzeiro. “É o reconhecimento de um trabalho feito com amor, respeito e dedicação a cada etapa do processo”, disseram Cristiano e Paloma à reportagem do De Olho no Cariri.
Nesta edição do prêmio, os queijos premiados foram:
• Queijo coalho tradicional – Medalha de prata
• Queijo coalho com azeitona – Medalha de prata
• Queijo Dona Dailta (maturado por 30 dias) – Medalha de prata
• Queijo Seu Tenezo (com carne de sol) – Medalha de prata
• Queijo coalho com orégano – Medalha de bronze
Essa é a segunda vez consecutiva que todos os queijos enviados pelo Capril Nunes são reconhecidos com premiações no concurso. Em 2024, o Queijo Dona Dailta e o Queijo Seu Tenezo já haviam sido agraciados com medalhas de bronze e prata, respectivamente.
Os produtores destacam que o diferencial dos seus produtos está na valorização do território e das técnicas artesanais. “Nosso Queijo Caatigueiro representa a força do Cariri. É feito com leite de animais que vivem na caatinga, um bioma extremamente rico de nutrientes, que se reflete no sabor e na qualidade dos nossos queijos”, explicou Paloma Lima.
Cristiano e Paloma também fizeram questão de agradecer à professora Mônica Correia, da UFCG, pelo apoio e parceria no projeto Roteiro do Queijo, que tem sido fundamental para o aprimoramento técnico da produção e também foi responsável por viabilizar o envio dos queijos para o concurso.
O reconhecimento reforça o potencial dos pequenos produtores do Cariri paraibano, que com trabalho dedicado e respeito à tradição, vêm ocupando espaços de destaque no mercado nacional de queijos artesanais.
De Olho no Cariri