O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF Alexandre de Moraes determinou que o senador Marcos do Val (Podemos-ES) passe a usar tornozeleira eletrônica. O dispositivo foi instalado por integrantes da Polícia Federal (PF) no momento em que ele desembarcava no Brasil, após viagem aos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 4.
A decisão foi tomada depois que o parlamentar deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos durante o recesso parlamentar, descumprindo determinação do Supremo.
O parlamentar embarcou para Miami na terça-feira, 23 de junho, mesmo após a ordem de apreensão de seu passaporte diplomático.
Ele é investigado por obstrução de Justiça após divulgar nas redes sociais dados pessoais do delegado da Polícia Federal Fábio Schor, responsável por apurações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os atos golpistas de dezembro de 2022.
Em 15 de julho, Marcos do Val pediu autorização a Alexandre de Moraes para fazer uma viagem a Miami com a filha, a companheira e a enteada. Moraes, no entanto, negou o pedido do parlamentar.
A notificação chegou a seus advogados apenas na quinta, quando Do Val já havia embarcado.
Essa não foi a primeira cautelar imposta a Do Val. Na semana passada, Moraes já havia determinado o bloqueio de cartões e de contas vinculadas ao senador.
Quando estava nos Estados Unidos, o parlamentar negou que tivesse a intenção de fugir do país.
“Não estou aqui fugindo, estou curtindo e dando atenção à minha filha no parque Universal Orlando. Alexandre de Moraes recebeu com 15 dias de antecedência informações de onde eu estaria, qual era o meu voo, o hotel que eu estou e até os ingressos que eu comprei”, disse ele.
O Antagonista