Um reviravolta mexeu com a política de São Sebastião do Umbuzeiro nesta sexta-feira (18). Após uma decisão judicial, a Câmara Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro realizou na manhã desta sexta-feira (18), a eleição para Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.
A chapa apoiada pela prefeita Adalcy Freitas, que tinha como candidata a presidente a vereadora Aucélia, foi derrotada pela chapa apoiada pela oposição, que tinha como candidata a presidente, a vereadora Sildete do Salão, que fazia parte da bancada do governo na Câmara.
Com os votos dos vereadores Alexandre, Dênis, Júnior e Zelna, esses dois últimos da bancada de oposição, a vereadora Sildete conseguiu obter maioria na eleição. Os vereadores Aucelia, Ivanilson, Jailson e Zé de Dita mantiveram o apoio a chapa apoiada pela prefeita.
Tudo começou após uma ação judicial que questionava a eleição do vereador Jailson Freitas para presidente. Jailson foi eleito presidente nos biênios 2021/2022 e 2023/2024, e com o marco temporal fixado pelo Supremo Tribunal Federal, que desconsiderava as eleições de Mesa do Poder Legislativo anterior a data de 07/01/2021, concorreu a presidência para o biênio 2025/2026, e foi eleito com sete votos em 1 de janeiro de 2025.
A eleição foi questionada no Supremo Tribunal Federal, e o Ministro Edson Fachin, da Segunda Turma, julgou procedente a reclamação e determinou o afastamento do vereador Jailson Freitas da presidência, havendo o juiz de primeiro grau determinado a realização de nova eleição para Mesa Diretora.
Em caso idêntico, porém em trâmite na 1ª Turma do STF, o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Doswley, conseguiu manter a validade da eleição da Mesa Diretora da Câmara de João Pessoa para o biênio 2025/2026, porém, em razão de divergência nos entendimentos das duas turmas de Ministros do STF, o vereador Jailson acabou não tendo a mesma sorte.
A disputa política na Câmara Municipal promete ainda novos capítulos, já que tramita recursos no Tribunal de Justiça da Paraíba e no Supremo Tribunal Federal.
No município, o clima é de revolta com a posição dos vereadores que faziam parte da bancada de situação.
Blog do Bruno Lira