Em entrevista ao Correio Debate, do Sistema Correio, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, ressaltou as ações desenvolvidas para a revitalização do centro de João Pessoa e enfatizou a parceria com o prefeito Cícero Lucena na viabilização dos projetos.
Vieira lembrou que, quando esteve à frente do Ministério das Cidades, recuperou o projeto de recuperação das áreas no entorno do rio Jaguaribe, chegando ao bairro São José, possibilitando que a atual gestão retomasse as obras. “Foi uma portaria minha enquanto ministro interino que permitiu que essa obra fosse retomada e que o prefeito Cícero pudesse ter condições de fazer o que ele tá fazendo hoje”, afirmou.
O presidente da Caixa também destacou outras iniciativas voltadas à requalificação do centro, como o retrofit do antigo prédio do IPASE, em parceria com entidades associativas, e a construção de novas moradias no antigo prédio da Proserv. Segundo ele, essas ações estão alinhadas a uma nova política urbana do governo Lula. “Isso conota também uma política nova do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que é também ocuparmos de forma ordenada e rejuvenescendo, trazendo vida ao centro das cidades, principalmente das capitais”, destacou.
Vieira acrescentou que João Pessoa tem se transformado em referência para outras capitais brasileiras. “Quando eu tava nessa entrega (em João Pessoa), um amigo me liga de Fortaleza querendo também trabalhar esse mesmo conceito da retomada com a mudança do plano diretor, no sentido que você tem uma ocupação com esse ordenamento novo no centro das cidades”, ressaltou.
O presidente da Caixa adiantou ainda que a instituição irá ampliar a presença no estado. “Nós temos mais umas oito unidades a serem abertas aqui na Paraíba. Nós criamos uma modalidade nova de agências que nós começamos em Brasília, na favela Sol Nascente, que são agências itinerantes da Caixa. Modelo muito inovador. Nenhum banco, eu acredito, no mundo tem esse modelo. A Caixa tem esse modelo! Nós vamos trazer também ele para a Paraíba. Enfim, a gente tá disposto a contribuir para o desenvolvimento da Paraíba”, afirmou.
Com Portal Correio