Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Nabor fortalece pré-candidatura ao Senado com apoio de vereadores de João Pessoa, veja lista 

    28 de setembro de 2025

    Aos 78 anos, idosa consegue tirar CNH na Paraíba: ‘Não desisti do meu sonho de infância’

    28 de setembro de 2025

    Pesquisador da UEPB integra lista de cientistas mais influentes do mundo em 2025

    28 de setembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Foto-Destaque»Aos 78 anos, idosa consegue tirar CNH na Paraíba: ‘Não desisti do meu sonho de infância’
    Foto-Destaque

    Aos 78 anos, idosa consegue tirar CNH na Paraíba: ‘Não desisti do meu sonho de infância’

    adminPor admin28 de setembro de 2025Nenhum comentário7 minutos de leitura22 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    ‘Sonhos não envelhecem’. A frase da clássica música de Milton Nascimento ajuda a ilustrar bem a história de dona Maria Salete, uma idosa de 78 anos que conseguiu realizar o sonho de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Campina Grande, Agreste da Paraíba. Motivada pela família, a aposentada não desistiu mesmo depois de sete reprovações na prova prática de direção, e agora está apta a dirigir.

    Dona Maria Salete nasceu no município de Desterro, no Sertão da Paraíba. Ela conta que ainda na infância já sonhava – até literalmente – em dirigir pelas montanhas da região.

    “Eu morava no interior e lá tinha muitas montanhas, espaços altos e baixos. Eu achava tão lindo! Sonhava dirigindo por lá e acordava feliz achando era verdade. E fiquei sempre com esse sonho”, relata.

    Já adulta, Salete se mudou para Campina Grande, onde casou, teve três filhos e trabalhou por mais de 30 anos no comércio local. Assim como acontece com muitas mulheres, o dia a dia corrido, com obrigações em casa e no trabalho, e todas as dificuldades impostas pela vida, fez o sonho de dirigir ficar de lado durante muitos anos.

    Até que em 2024, motivada pelo filho, o médico Alisson Mendes, a aposentada voltou a acreditar na possibilidade de aprender a dirigir e obter a CNH.

    Salete conta que o filho acabou adoecendo e ela comentou que se soubesse dirigir poderia ajudá-lo a resolver pendências da casa. Alisson, então, perguntou a mãe se ela realmente ainda sonhava em dirigir e ela respondeu que não “por conta da idade”. Mas ele insistiu e, no dia seguinte, levou a mãe para uma autoescola.

    “Ele (o filho) chegou dizendo que estava doente e eu disse ‘se meu sonho tivesse sido realizado, eu podia te ajudar’. Aí ele perguntou se era verdade que eu ainda tinha esse sonho e perguntou se queria realizar. Eu disse que não, mas no outro dia ele disse que ia realizar, me chamou pra entrar no carro e me levou na autoescola”, relatou.

    A atitude de Alisson foi motivada pelo desejo que retribuir tanto amor que a mãe ofereceu a ele e aos seus dois irmãos. Dona Salete concluiu os estudos somente depois de se aposentar, e segundo Alisson, o sonho de dirigir também acabou não sendo realizado por inúmeras dificuldades, inclusive financeiras. Depois de se formar em medicina, então, Alisson colocou como a meta a reforma da casa da mãe e a CNH dela.

    “Minha mãe sempre teve o desejo de aprender a dirigir e tirar sua habilitação, mas ela não tinha condições, pois o dinheiro que ganhava era para nossa alimentação. Após ela se aposentar foi que a situação ficou mais difícil porque reduziu o que recebia mensalmente, mas mesmo assim não desistiu do sonho. Fizemos um planejamento após minha formatura: primeiro foi a reforma da casa e agora a habilitação”, disse Alisson Mendes.

    Para Alisson, a história de vida de Maria Salete justifica a determinação dela. Ele e toda a família, então, se esforçaram para presenteá-la com a inscrição numa autoescola.

    “Minha mãe é muito guerreira, muito determinada, resiliente. Passou muito sufoco financeiro, matrimonial, mas nunca desistiu da gente, e isso é o mínimo que podemos fazer por ela”, relatou o médico.

    Maria Salete é natural do Sertão da Paraíba e aos 78 anos realizou o sonho de tirar a CNH — Foto: Arquivo Pessoal

    O caminho até conseguir a CNH

    Na autoescola, Salete chegou a se assustar com toda a burocracia exigida para obtenção da CNH, que envolve várias etapas, com provas de aptidão física e psicológica, de legislação de trânsito e de prática de direção. Apesar do receio de não conseguir, encorajada pela família e pelos profissionais da autoescola, a idosa oficializou o início do processo, em dezembro de 2024.

    Até conseguir a CNH, Maria Salete não passou de primeira em algumas etapas do processo. Na prova psicotécnica, ela reprovou na primeira tentativa e passou na segunda. Na etapa de legislação de trânsito, com ajuda dos netos conseguiu assistir às aulas remotas, mas reprovou na primeira tentativa e passou na segunda. Para a baliza, fora as 20 aulas práticas exigidas pelo Detran, ela fez mais de 30 aulas extras até se sentir segura.

    Na etapa final, a da prova prática de direção, Salete reprovou sete vezes, mas com muita persistência não desistiu e conseguiu realizar a prova completa e ser aprovada na oitava tentativa, no dia 22 de setembro.

    “Eu ficava triste quando reprovava, mas todo mundo ajudou um pouquinho. Torcia todo mundo aqui em casa e na autoescola pra eu passar. Quando consegui, não acreditei! Fiquei muito feliz”, relata a idosa.

    Depois da conquista, foi só alegria! A família de Salete se reuniu e comemorou junto com ela a realização de um sonho de infância. Em um jantar, os filhos e netos entregaram uma réplica gigante da CNH para a idosa comemorar enquanto não recebia a versão original do documento.

    Maria Salete e o filho, o médico Alisson Mendes, que a incentivou a tirar a CNH — Foto: Arquivo Pessoal

    O instrutor de Salete na autoescola, Erivan de Souza, explica que as aulas práticas com a idosa começaram em abril deste ano. As aulas extras foram necessárias para diminuir a insegurança de dona Salete, segundo ele. As tentativas de provas de direção começaram em junho, e três meses depois, veio a tão sonhada aprovação.

    “Ela deu início às aulas práticas em abril, e a gente teve um andamento das sequências de aulas com as 20 aulas exigidas pelo Detran. Como ela não estava 100% segura, fizemos algumas aulas extras. Em junho já iniciei a parte de marcação de balizas com ela, e de início ela teve uma dificuldade ao chegar no Detran, pra ter aquela segurança e controle de encarar a realidade, porque lá a gente sabe que a prova prática exige demais atenção e a calma”, explicou o instrutor.

    Ainda de acordo com o instrutor, a determinação de dona Salete foi crucial para o processo ser finalizado com sucesso. O que a motivou foi, de fato, o desejo de realizar o sonho de infância.

    “Ela sempre foi uma pessoa determinada por já ter esse sonho desde a infância, e foi realizado com muito trabalho, esforço meu e dela. Graças a Deus deu tudo certo! A gente trabalhou bastante juntos, em parceria, eu e ela pra poder ela conseguir chegar a esse ponto de realizar seu grande sonho, sair habilitada do Detran”, disse o instrutor.

    Maria Salete e o instrutor da autoescola que a acompanhou nas aulas práticas de direção — Foto: Arquivo Pessoal

    A tão sonhada conquista

    Dona Maria Salete pegou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória junto ao Detran-PB na última quinta-feira (25). Agora, ela está oficialmente apta a dirigir.

    O coordenador do Renach do Detran-PB, Dilo Alves, explica que conforme a legislação vigente, a CNH possui validade de três anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos, como é o caso de dona Salete.

    Ainda segundo o Detran-PB, é no momento do exame médico que são verificadas as condições de aptidão do condutor, não havendo limite de idade para a obtenção da CNH.

    Depois de todo o processo, dona Salete acredita que se tornou um exemplo para tantas outras mulheres que desistiram de seus sonhos ao longo da vida. Agora, ela afirma que não existe idade certa para conseguir alcançar os objetivos.

    “Depois de tanta luta eu digo para todos: não desistam dos seus sonhos! Eu finalmente realizei o meu!”, finalizou.

    Maria Salete e a família comemoraram a realização do sonho da CNH — Foto: Arquivo Pessoal

    G1/PB

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Nabor fortalece pré-candidatura ao Senado com apoio de vereadores de João Pessoa, veja lista 

    28 de setembro de 2025

    Pesquisador da UEPB integra lista de cientistas mais influentes do mundo em 2025

    28 de setembro de 2025

    Secretário da Prefeitura de João Pessoa e vereador licenciado declara apoio a pré-candidatura de Nabor Wanderley 

    28 de setembro de 2025

    Apoios de Chico Mendes e Bal Lins marcam visita de Nabor Wanderley a São José de Piranhas

    27 de setembro de 2025

    Avião com o prefeito Cícero Lucena faz pouso de emergência na Paraíba

    27 de setembro de 2025

    Dr. Jhony Bezerra denuncia “caos” na saúde de Campina Grande por falta de repasses da gestão Bruno Cunha Lima

    26 de setembro de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20239.742 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20239.715 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20239.460 Visualizações
    Não perca

    Nabor fortalece pré-candidatura ao Senado com apoio de vereadores de João Pessoa, veja lista 

    28 de setembro de 2025

    O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal, Nabor Wanderley, recebeu novos apoios políticos neste…

    Aos 78 anos, idosa consegue tirar CNH na Paraíba: ‘Não desisti do meu sonho de infância’

    28 de setembro de 2025

    Pesquisador da UEPB integra lista de cientistas mais influentes do mundo em 2025

    28 de setembro de 2025

    FAB vai investigar pane em avião que transportava Cícero

    28 de setembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20239.742 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20239.715 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20239.460 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.