O deputado estadual Felipe Leitão anunciou, nesta segunda-feira (12), que deixará o PSD para se filiar ao Republicanos, uma mudança que ocorrerá no próximo dia 30 de maio. A confirmação foi feita durante entrevista à Rádio Correio FM, quando o parlamentar revelou que a filiação contará com a presença de prefeitos aliados e outras lideranças políticas que o apoiam. “A gente recebeu a liberação (do PSD para a mudança de partido). A filiação está marcada para o próximo dia 30, com lideranças políticas, prefeitos que nos apoiam”, afirmou Felipe.
Essa movimentação de Felipe Leitão ocorre em um momento de reorganização partidária no Brasil, onde fusões, incorporações e federações têm alterado o cenário político e reduzido o número de siglas em atividade. A decisão de se filiar ao Republicanos também indica um alinhamento do deputado com os planos da legenda para as eleições de 2026, especialmente em relação ao cenário eleitoral no estado.
Durante a entrevista, o deputado aproveitou para reforçar seu apoio à pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, ao Governo do Estado nas eleições de 2026. “Cícero está colocando sua intenção para disputar, Lucas e Adriano também. Mas o grupo vai escolher, de forma democrática, quem será o candidato para ser o sucessor do governo que aí está. Não é uma equação simples de ser montada”, analisou Felipe. O parlamentar ainda mencionou a possibilidade de uma candidatura de Hugo Motta, que, segundo ele, poderia unificar toda a base política estadual.
A mudança de partido de Felipe Leitão e seu apoio explícito a Adriano Galdino indicam a movimentação de importantes figuras políticas da Paraíba em direção à definição do próximo nome que ocupará o Palácio da Redenção em 2026.
Redação