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Fãs de Lady Gaga a aguardam em frente ao Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A cantora fará um megashow gratuito no dia 3 de maio na Praia de Copacabana Foto: Daniel Ramalho/ AFP
Atrás de seus grandes óculos escuros com tachas, Victor Faro tem os olhos fixos nas janelas do hotel onde Lady Gaga está hospedada no Rio de Janeiro: espera ver sua ídola, que fará no sábado um megashow gratuito na icônica praia de Copacabana.
Com chifres de cabra de plástico na cabeça e bigodes com as pontas levantadas ao estilo Dalí, este jovem brasileiro de 30 anos desdobra todo o seu arsenal de “little monster” (pequeno monstro), apelido carinhoso dado pela estrela pop americana a seus fãs, aglomerados por dezenas em frente ao Copacabana Palace, a metros do imponente palco montado sobre a areia.
Vindo de Vitória, no estado vizinho do Espírito Santo, Faro pretende chegar à praia no sábado “muito cedo, às seis da manhã, para estar o mais perto possível do palco e aproveitar ao máximo”.

Uma fã de Lady Gaga gesticula em frente ao Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, enquanto aguarda pelo show da cantora que acontecerá no sábado, dia 3. Foto: Daniel Ramalho / AFP
Alguns metros adiante, Cinthia Rodrigues, uma criadora de conteúdo na internet de 28 anos, interpreta Lady Gaga como sua sósia, vestida com uma peruca loira platinada e um lenço. “Eu a considero como minha mãe, não só me identifico com sua aparência, mas também com sua personalidade”, diz à AFP. Está convencida de que a cantora de 39 anos, que se chama “mother monster” (mãe monstro), dará “um concerto histórico”.
‘Todo mundo está no Rio!’
A prefeitura do Rio, cidade acostumada a receber multidões durante seu famoso carnaval, espera um público de 1,6 milhão de pessoas. E prevê um movimento econômico de R$ 600 milhões (cerca de 100 milhões de dólares), quase 30% a mais do que o gerado pelo show de Madonna há um ano no mesmo local.
“O fato de adicionar ao calendário da cidade uma apresentação de uma estrela internacional por ano na praia de Copacabana permite estimular a atividade econômica em uma época que antes era considerada como baixa temporada”, destacou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, citado em um comunicado.

A cantora e modelo americana Luna Elyas (ao centro), sósia de Lady Gaga, posa para uma foto em frente ao Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro Foto: Daniel Ramalho/ AFP
“Gera dinheiro atraindo turistas e traz alegria ao bairro”, resume Analice Regina Moreira, uma moradora de Copacabana de 73 anos.
O Rio vive uma semana particularmente agitada. Além do show de Lady Gaga, são celebrados o Web Summit, uma influente conferência sobre economia digital, e uma reunião de ministros de Relações Exteriores do grupo BRICS realizada na segunda e na terça-feira.
“Todo mundo está no Rio! Há tanta gente que se confunde (Serguéi) Lavrov com Lady Gaga”, brincou o prefeito Eduardo Paes, compartilhando nas redes um vídeo de um internauta que acreditou ver a excêntrica cantora quando passava o comboio ultrasseguro do chanceler russo.
‘Supera tudo o que havíamos imaginado’
Enquanto se espera o show da intérprete de Born this way, alguns comerciantes já esfregam as mãos.
Em uma zona comercial popular do centro, os fãs de Lady Gaga não hesitam em fazer uma hora de fila para entrar na loja Lix, que oferece camisetas, bonés e outros acessórios com a imagem da estrela pop, especialmente idolatrada pela comunidade LGBT+.
O artigo mais procurado: uma camiseta sem mangas com motivos inspirados no vestido feito de carne crua que ela usou nos MTV Awards de 2010, vendida a R$ 95 (cerca de 16 dólares).
“Esperávamos receber gente, mas isso supera tudo o que havíamos imaginado”, comemora o gerente Paulo Moreira Monteiro, que estima que seu faturamento aumente 70% comparado com uma semana normal.

A drag queen Penelopy Jean, sósia da cantora americana Lady Gaga, cumprimenta fãs na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro Foto: Daniel Ramalho/ AFP
“Todos queremos comprar essas coisas para chegar no auge para o show”, diz Thais Santos, de 26 anos, que veio de Pará de Minas, no estado de Minas Gerais.
Em 2017, viveu uma cruel desilusão: a apresentação de Lady Gaga programada para o Rock in Rio foi cancelada no último momento por problemas de saúde da cantora, que mal havia feito uma turnê antes pelo Brasil, em 2012.
“Eu a esperava com outros fãs em frente ao hotel onde se supunha que estava hospedada quando recebemos a notícia”, lembra Thais, que no sábado finalmente poderá ver sua ídola em carne e osso.
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