A Orquestra Jovem do Estado já está com agenda cheia para 2026. Serão nove concertos na Sala São Paulo entre os meses de março e dezembro. No repertório, obras de Mahler e Ginastera encontram composições de Florence Price e Grazyna Bacewicz em uma temporada em que a potência musical brasileira se une à riqueza sinfônica internacional.

Orquestra Jovem do Estado divulga a Temporada 2026 na Sala São Paulo. Foto: Robs Borges
Para Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, cada espetáculo é um convite para reconhecer nossas origens e vislumbrar o que ainda podemos ser. “Será uma travessia artística, feita de memória, descoberta e encontro. Uma oportunidade para que a música nos inspire a seguir criando futuros mais amplos, sensíveis e possíveis”, diz à Coluna.

Olivier Toni morreu no dia 25 de março de 2017. Foto: Heloísa Bortz/ Divulgação
Entre os destaques da temporada, Olivier Toni ganha uma homenagem à altura de seu talento. O ex-professor da USP e maestro emérito da Orquestra de Câmara da Universidade, que completaria 100 anos em 2026, será homenageado no concerto do dia 31 de maio. Composições do regente, como Variações e Recitativo I, compõem o repertório da noite.
Já no dia 21 de junho, as mulheres assumem o protagonismo no palco. Sob a regência de Priscila Bomfim, o grupo apresenta obras das compositoras Clarice Assad, Cecilia Damström, Florence Price e Grażyna Bacewicz. “Vamos enaltecer mulheres que usaram ou ainda utilizam seu talento como respostas diretas ou indiretas a questões históricas. São composições que vão além da música e trabalham como instrumento de representação, memória e reparação simbólica”, diz Priscila à Coluna.
A temporada encerra com chave de ouro no dia 6 de dezembro. O último concerto será marcado pelo anúncio dos vencedores do 15º Prêmio Ernani de Almeida Machado, o principal reconhecimento para jovens instrumentistas do Brasil. Ao todo, R$ 220 mil em prêmios: bolsa de estudos no exterior, incentivo para instrumentos e uma categoria exclusiva para mulheres bolsistas.


