Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Prefeito Camaf Douglas comemora emendas da deputada Danielle do Vale que somam meio milhão de reais para Lagoa de Dentro

    21 de julho de 2025

    Estádio do Treze é invadido e suspeitos furtam uniformes, em Campina Grande

    21 de julho de 2025

    Moraes proíbe a divulgação de entrevistas de Bolsonaro em perfis de redes sociais

    21 de julho de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»CULTURA & ENTRETENIMENTO»Morre Nana Caymmi, uma das mais importantes cantoras brasileiras, aos 84 anos
    CULTURA & ENTRETENIMENTO

    Morre Nana Caymmi, uma das mais importantes cantoras brasileiras, aos 84 anos

    adminPor admin1 de maio de 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura7 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    [ad_1]

    A cantora Nana Caymmi morreu nesta quinta-feira, aos 84 anos, em decorrência de problemas cardíacos. Ela estava internada havia nove meses na Clínica São José, no Rio de Janeiro. A morte da cantora foi confirmada por seu irmão, o músico e compositor Danilo Caymmi, no início da noite.

    “Estamos muitos chocados e tristes”, disse Danilo, em uma postagem em seu perfil no Instagram. “Um processo muito doloroso, de várias comorbidades”, disse o músico, referindo-se ao período em que Nana esteve internada.

    Nana Caymmi era de filha de Dorival e Stella Maris Foto: Fábio Motta| Estadão-2009

    Além dos problemas cardíacos que abalaram sua saúde em 2024 e obrigaram os médicos a implantar um marcapasso para contornar uma arritmia cardíaca, Nana enfrentou um câncer de estômago em 2015.

    Filha do compositor baiano Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana nasceu no Rio de Janeiro com o nome de Dinahir Tostes Caymmi, o mesmo de uma tia, irmã do pai. Incentivada pelos pais, começou a estudar piano clássico ainda criança. Em 1960, entrou no estúdio com Caymmi para fazer sua primeira gravação, Acalanto, a canção de ninar feita para ela pelo pai. No mesmo ano, gravou um compacto simples com as músicas Adeus e Nossos Beijos.

    Ao mesmo tempo em que dava seus primeiros passos na carreira como cantora, Nana decidiu deixar o Brasil e se casar com o médico venezuelano Gilberto José Aponte Paoli, com quem teve seus três filhos, Stella, Denise e João Gilberto.

    De volta ao País, separada, enfrentou o preconceito de Caymmi, que decidiu não falar mais com a filha. Nana foi então socorrida pelo irmão, Dori, que fez a canção Saveiros para ela cantar no I Festival Internacional da Canção (TV Globo). Foi vaiada ao ser anunciada a vencedora da competição.

    Casada então com Gilberto Gil, apresentou-se no III Festival de Música Popular Brasileira na TV Record, em 1967, com a canção Bom Dia, assinada em parceria com Gil. Gravou com o grupo Os Mutantes a canção Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, além de um álbum de carreira.

    Nana Caymmi com os irmãos Dori e Danilo, em 1986 Foto: L. Gevardi/Estadão

    Em 1973, Nana fez uma exitosa temporada em Buenos Aires, na Argentina, onde lançou um disco pela gravadora Trova. No repertório, músicas de compositores que seriam presenças constantes em seus discos, como Tom Jobim, João Donato, Chico Buarque, além de Caymmi. Nesse mesmo ano, Caymmi se reaproximou da filha, em um programa de televisão.

    Ao longo dos anos 1970 e 1980, Nana gravou regularmente. Seus álbuns reuniam não somente um repertório sofisticado, mas também grandes músicos, como João Donato, Helio Delmiro, Toninho Horta, Novelli, além dos irmãos Dori e Danilo. Em 1980, participou da faixa Sentinela, no disco de Milton Nascimento. No início dos anos 1990, gravou Bolero, disco inteiramente dedicado ao gênero.

    Com o prestígio de uma das principais cantoras do País, Nana, embora tenha alcançado relativo sucesso com músicas como Mãos de Afeto, Beijo Partido, Contrato de Separação e De Volta ao Começo, além de ser voz presente em trilhas sonoras de novelas da TV Globo, não tinha, no entanto, a mesma popularidade de nomes como Maria Bethânia, Gal Costa e Elis Regina.

    Sucesso popular

    A cantora Nana Caymmi em foto de 2019 Foto: Fabio Motta/Estadão

    O reconhecimento popular só chegou em 1998, quando o bolero Resposta ao Tempo, de Cristovão Bastos e Aldir Blanc, foi escolhido para ser tema de abertura da minissérie Hilda Furacão, de Glória Perez. A história da moça de uma família tradicional mineira que larga o noivo no altar e se torna uma das mais famosos prostitutas da zona boêmia de Belo Horizonte conquistou a audiência e ampliou o público de Nana.

    Anos antes, Nana havia batido na trave. Sua gravação de Vem Morena havia sido escolhida para a abertura da novela Tieta, um dos maiores sucessos da TV Globo. Porém, dias antes da estreia da trama, em agosto de 1989, o então diretor geral da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, pediu uma música “mais animada”. Ele mesmo fez a letra da canção gravada por Luiz Caldas. “Fiquei esperando minha música tocar e aparece o Luiz Caldas dizendo que a lua estava cheia de tesão”, reclamou, tempos depois, Nana nos jornais.

    Com a carreira em alta, Nana arriscou a colocar em prática um antigo desejo: fazer um segundo volume de um álbum dedicado apenas a boleros. Sangra de Mi Alma foi lançado em 2000, com clássicos do gênero como Amor de Mi Amores e Solamente Una Vez, essa última escolhida para trilha da novela Laços de Família.

    Nos anos 2000, Nana se dedicou a regravar as canções de Caymmi em álbuns temáticos. O Mar e o Tempo (2002), Para Caymmi: de Nana, Dori e Danilo (2004), Quem Inventou o Amor (2007) e Caymmi (2013).

    Seus últimos dois álbuns foram Nana Caymmi Canta Tito Madi, de 2019, sobre a obra do compositor pré-bossanovista, e Nana, Tom, Vinicius, de 2020, com canções de seus dois grandes amigos, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

    Nana, porém, a essa altura, já estava afastada dos palcos. Sua última apresentação foi em 2015, em São Paulo. A cantora havia prometido voltar a cantar ao vivo se o empresário Danilo Santos de Miranda, seu grande amigo, diretor do Sesc São Paulo, se recuperasse de uma internação. Miranda morreu em outubro de 2023. O Selo Sesc, projeto criado por Miranda, guarda um registro inédito do show Resposta ao Tempo, gerado a partir de uma apresentação de Nana no Sesc Pompeia.

    A última imagem conhecida de Nana é a que aparece no documentário Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos, de Daniela Broitman. Nele, Nana dá um forte depoimento sobre o pai e canta, à capela, o samba canção Não Tem Solução, em um dos melhores momentos do filme.

    Em agosto de 2024, o cantor Renato Brás lançou a faixa A Lua e Eu, sucesso de Cassiano, com a participação de Nana nos vocais. A voz de Nana foi capturada em sua casa, no Rio de Janeiro.

    Em sua última entrevista ao Estadão, quando completou 80 anos, Nana manifestou o desejo de gravar as parcerias do irmão Dori com Nelson Motta. Também desejava cantar Milton Nascimento – um de seus grandes amigos – e Beto Guedes. “Se eu não gravei, são inéditas para mim”, disse, reforçando uma insatisfação constante dos últimos anos, a de que não havia bons novos compositores para lhe fornecerem repertório.

    Como uma metáfora da vida, Nana, também nessa entrevista, falou sobre seu sentimento ao gravar uma canção. “Ela acontece, assim como o amor. É como uma nascente, ela corre. Para quem consegue molhar o rosto nessa água límpida, como eu faço quando estou gravando, é um delírio”, disse.

    [ad_2]

    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    CULTURA VIVA: Beco da Poesia de Monteiro reúne os maiores nomes da poesia popular num espaço de preservação da cultura 

    11 de junho de 2025

    #CIDADE FORRÓ: Cavalgada, Quadrilha junina, Piseiro e muito Forró Pé-de-Serra dão o pontapé inicial no São João de Monteiro 2025

    2 de junho de 2025

    Prefeitura de Monteiro e SEBRAE realizam oficina de Roteiros Turísticos nesta sexta (23)

    22 de maio de 2025

    TEATRO JANSEN FILHO: 19 anos de arte e resistência em Monteiro-PB

    14 de maio de 2025

    Monteiro celebra centenário do Poeta Jansen Filho nesta sexta-feira (9)

    8 de maio de 2025

    Grande Rio dá dica sobre enredo e torcedores apostam em manguebeat

    6 de maio de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20237.660 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.615 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.319 Visualizações
    Não perca

    Prefeito Camaf Douglas comemora emendas da deputada Danielle do Vale que somam meio milhão de reais para Lagoa de Dentro

    21 de julho de 2025

    O prefeito de Lagoa de Dentro, Camaf Douglas, comemoro a chegada de importantes recursos destinados…

    Estádio do Treze é invadido e suspeitos furtam uniformes, em Campina Grande

    21 de julho de 2025

    Moraes proíbe a divulgação de entrevistas de Bolsonaro em perfis de redes sociais

    21 de julho de 2025

    Mídia nacional destaca ação do TJPB na apuração de arquivamento de ações para inflar produtividade

    21 de julho de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20237.660 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.615 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20237.319 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.