Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Gilmar diz não se opor a código de conduta no STF, mas afirma que proposta deve nascer na Corte

    22 de dezembro de 2025

    Barry Manilow revela diagnóstico de câncer no pulmão aos 82 anos

    22 de dezembro de 2025

    PGR se manifesta a favor de semiaberto para o hacker Walter Delgatti

    22 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»CULTURA & ENTRETENIMENTO»2025 foi baita ano para a música. Veja lista com os melhores álbuns do ano
    CULTURA & ENTRETENIMENTO

    2025 foi baita ano para a música. Veja lista com os melhores álbuns do ano

    adminPor admin22 de dezembro de 2025Nenhum comentário7 minutos de leitura0 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail


    “Google, quantos discos foram lançados em 2025?”, pergunto. “Impossível responder a essa questão, mas sabe-se que chegaram ao mercado centenas de milhares de álbuns e singles no ano de 2025”, me responde a ferramenta de busca. A mesma que, aliás, me informa que as plataformas de streaming recebem, diariamente, cerca de 120 mil novas canções.

    Diante desse cenário, a ideia de apresentar os discos e os artistas que se destacam neste ou naquele ano nasce mais das técnicas de investigação utilizadas – que nos faz sentir uma mistura de Colombo com Indiana Jones (sim, eu sou vintage) – do que prestar atenção a tudo o que nos é indicado pelas playlists das plataformas de streaming. No meu caso, a melhor indicação parte da dica dada por amigos e/ou jornalistas que conheço e respeito e depois pela avaliação que eu mesmo faço do trabalho.

    Álbuns de Rosalía, Seu Jorge e Zeca Veloso estão entre os melhores do ano para o colunista Sergio Martins Foto: Divulgação

    Baseado nesse critério, creio que 2025 foi um ano e tanto para a música – isso, claro, para quem desconfia da sucessão de ídolos que só existem no universo das redes sociais. Houve uma série de destaques tanto no showbiz nacional quanto internacional, dos mais diferentes estilos e gerações. Aqui estão os meus escolhidos, sem ordem de preferência. Vamos a eles?

    Nacional

    Zé Ibarra – Afim

    O cantor de 29 anos participou dos grupos Dônica e Bala Desejo, além de ter brilhado na turnê A Última Sessão de Música, de Milton Nascimento. AFIM, seu segundo disco solo, me encantou de várias maneiras: o espaço dado aos seus contemporâneos (apenas três das oito canções do disco são da autoria de Ibarra, as outras cinco são assinadas por Sophia Chablau, Maria Beraldo, Ítallo França e Tom Veloso) e a diversidade do repertório. Há samba introspectivo e canção inspirada no indie rock ao pop sofisticado que lembra Marina Lima dos anos 1980.

    O que escutar: Essa Confusão

    Chico Chico – Let It Burn/Deixa Arder

    É o terceiro disco do cantor e compositor carioca, filho de Cássia Eller. O mérito de Let it Burn reside no fato de ser um trabalho muito mais focado. O blues e o folk –americano e brasileiro– são a espinha dorsal do álbum. O gênero surgido às margens do rio Mississipi reside, por exemplo, em canções como Tempo de Louças e Zero Jogo e Two Mother’s Blues. No universo do folk, Chico explora desde recriações de Zé Ramalho e Crosby, Stills, Nash & Young (Vila do Sossego, 4 + 20) à parceria com a cantora Josyara em Parabelo da Existência.

    O que escutar: Tempo de Louças

    Zeca Veloso – Boas Novas

    A exemplo de Chico Chico, este cantor e compositor carioca é um caso do “nepotismo do bem” (termo criado por Nelson Motta para definir filhos de astros da música que herdaram a musicalidade dos pais). Zeca era uma das atrações do show/disco Ofertório, ao lado do pai Caetano e dos irmãos Moreno e Tom. Todo Homem, canção que interpretava ao piano e com registro vocal em falsete, era um dos pontos altos do espetáculo. Boas Novas é um trabalho calcado no groove (ou boogie, como prefere chamar) e de alta sofisticação sonora. Há uma clara influência do pai –como se pode ver em Salvador– somado a Máquina do Rio e Desenho de Animação, que remete às bandas cariocas do movimento Black Rio.

    O que escutar: Salvador

    Seu Jorge – Baile À La Baiana

    Primeiro disco de estúdio do cantor e compositor carioca em quase uma década, Baile à La Baiana propõe uma conversa entre os suingues carioca e baiano. Há muito de Tim Maia (1942-1998) e Jorge Ben Jor em canções como Sábado à Noite, Sim Mais e Batuque, faixas iniciais do álbum. O disco, no entanto, se aprofunda na mistura do cancioneiro desses dois estados a partir da reunião com os cantores e percussionistas Magary Lord e Peu Meurray. O pop baiano –que vai desde a chamada axé music às influências dos caribenhos salsa e merengue– se faz presente a partir de Chama o Brasil pra Dançar.

    O que escutar: Sábado à Noite

    CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

    Vanessa Da Mata – Todas Elas

    A cantora e compositora mato-grossense gosta de afirmar que prefere oferecer escargot a se limitar a fazer o arroz com feijão de sempre –ainda que bem feito. Todas Elas, nesse caso, se aproxima a um ótimo risoto, feito de bons ingredientes –o afrobeat, a disco music, o soul e o jazz além, claro, das diversas vertentes da MPB. Um trabalho que fala sobre o preconceito contra as mulheres e as religiões de matriz afro-brasileira (Maria Sem Vergonha e Eu Apoio a Sua Fé) e letras que se assemelham a crônicas–Um Passeio com Robert Glasper Pelo Brasil, que narra seu encontro com o pianista americano de jazz.

    O que escutar: Maria Sem Vergonha

    Internacional

    José James – 1978: Year Of The Dragon

    O jazzista americano é uma alma inquieta, que pode tanto lançar um tributo a Billie Holiday (o estupendo Yesterday I Had the Blues, de 2015) a buscar inspiração no hip hop, na soul music e no funk. Year of the Dragon faz referência ao ano de 1978 e às sonoridades típicas daquele período –em especial, claro, à disco music. Rock With You, sucesso de Rod Temperton eternizada por Michael Jackson, ganha um acento jazz/disco, enriquecida pelo trompete de Takuya Kuroda. A receita de James inclui ainda Mick Jagger e Keith Richards (Miss You), Bee Gees (Inside and Out) e uma canção de uma das fases mais dançantes do jazzista Herbie Hancock (I Thought it Was You), além de músicas de autoria do próprio James.

    O que escutar: Rock With You

    Tedeschi Trucks Band – Tedeschi Trucks Band & Leon Russel Present: Mad Dogs And Englishmen Revisited Live At Lockin’

    Mad Dogs and Englishmen foi uma turnê/disco criada pelo cantor Joe Cocker (1944-2014) e pelo pianista Leon Russell (1942-2016) que reunia cerca de vinte músicos e cantores para apresentar uma mistura de rock, blues, soul e gospel. Um dos maiores fracassos financeiros de Cocker, ele rendeu um disco e um filme sensacional. Em 2015, a guitarrista e vocalista Susan Tedeschi e seu marido, o guitarrista Derek Trucks, se uniram ao Russell para recordar esses shows memoráveis. Não se trata de fazer covers daquele repertório, mas sim recriar a euforia presente naquelas apresentações. Mais do que versados na escola do blues, do soul e do southern rock, Susan e Derek apresentam um trabalho memorável.

    O que escutar: With a Little Help from My Friends

    Steven Wilson – The Overview

    O guitarrista, cantor e produtor é um dos ícones do atual rock progressivo –seja à frente do Porcupine Tree, banda que ele criou em 1987, ou na carreira solo, onde explora desde o universo erudito ao pop. The Overview é um disco conceitual (duas faixas em pouco mais de 41 minutos), inspirado no efeito que acomete os astronautas ao verem o Planeta Terra do espaço. A partir do tema, Wilson apresenta uma coleção de suítes que podem ir do rock de arena ao pop e à música eletrônica.

    O que escutar: Perspective

    Rosalía – Lux

    A ideia de unir a ópera à música pop nem é tão nova e gerou trabalhos frustrantes como Barcelona, de Freddie Mercury com a soprano Montserrat Caballé. Rosalia, claro, passa longe dessas armadilhas. Lux é um disco ambicioso, com arranjos orquestrais e letras cantadas em treze idiomas diferentes. Ao mesmo tempo, ele conserva o frescor da música pop (ainda que diluída em meio às experiências sonoras da cantora). As letras abordam temas como Deus, destino e questionam se existe algum significado para a nossa existência. Um trabalho de uma popstar conectada com seu tempo.

    O que escutar: Berghain

    Geese – Getting Killed

    Este grupo do Brooklyn, em Nova York, conquistou meus ouvidos recentemente. E dali não saiu mais. Liderado pelo vocalista e guitarrista Cameron Winter (que, inclusive estará na edição de 2026 do C6 Fest), ele traz diversas influências de artistas de gerações anteriores –há quem escute ecos de Radiohead e Anthony & the Johnsons – acrescidas de um andamento que estão longe do convencional e letras repletas de ironia. “Todas as pessoas devem sorrir em tempos de guerra”; “Estou sendo morto por uma vida muito boa”, diz a faixa-título.

    O que escutar: Cobra



    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Barry Manilow revela diagnóstico de câncer no pulmão aos 82 anos

    22 de dezembro de 2025

    Netflix divulga cena de novos episódios de ‘Stranger Things’; assista

    22 de dezembro de 2025

    Como a ‘regra do assassino’ pode influenciar na definição de quem herdará a fortuna de Rob Reiner

    22 de dezembro de 2025

    Ethan Hawke se transforma e mira o Oscar com ‘Blue Moon’, sobre letrista esquecido da Broadway

    22 de dezembro de 2025

    Washington Post: Como Wagner Moura impulsiona o ‘universalmente adorado’ ‘O Agente Secreto’

    22 de dezembro de 2025

    Livro da principal acusadora de Jeffrey Epstein vende mais de 1 milhão de exemplares

    22 de dezembro de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.212 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.065 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.787 Visualizações
    Não perca

    Gilmar diz não se opor a código de conduta no STF, mas afirma que proposta deve nascer na Corte

    22 de dezembro de 2025

    O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse que não se opõe à…

    Barry Manilow revela diagnóstico de câncer no pulmão aos 82 anos

    22 de dezembro de 2025

    PGR se manifesta a favor de semiaberto para o hacker Walter Delgatti

    22 de dezembro de 2025

    Avião da Marinha mexicana cai no Texas e deixa ao menos 3 mortos

    22 de dezembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.212 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.065 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.787 Visualizações
    Nossas escolhas

    Avião da Marinha mexicana cai no Texas e deixa ao menos 3 mortos

    22 de dezembro de 2025

    Finlândia aumenta idade de reservistas e ministro manda recado a Otan

    22 de dezembro de 2025

    Trump diz que EUA vão ficar com petróleo e navios venezuelanos

    22 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.