Estados Unidos e Irã vão retomar as negociações sobre um possível acordo nuclear entre os dois países, desta vez na Itália. A informação foi divulgada nessa quarta-feira (21/5) pela chancelaria de Omã, que media as discussões.
A nova rodada de negociações será o quinto encontro indireto entre autoridades de Washington e Teerã, desde 12 de abril. A reunião vai acontecer na capital italiana, Roma, nesta sexta-feira (23/5).
O principal objetivo de governo de Donald Trump é impedir que o país persa, liderado pelo aiatolá Ali Khamenei, desenvolva o programa nuclear iraniano ao ponto de ter capacidade para a construção de armas de destruição em massa. Já o governo do Irã entrou nas negociações visando um alívio das sanções econômicas norte-americanas, em vigor desde o fim da década de 1970.
As negociações, até o momento, seguem sem grandes avanços. Isso porque Washington exige que Teerã pare de enriquecer urânio, elemento essencial para a criação de armas nucleares. O governo iraniano, no entanto, tem se negado a cumprir as exigências, sob a justificativa de que o programa nuclear iraniano tem objetivos pacíficos.
No primeiro governo de Donald Trump, EUA e Irã chegaram a firmar um pacto nuclear. Na época, os iranianos prometeram reduzir as atividades nucleares em troca do alívio de sanções.
O presidente norte-americano, contudo, decidiu retirar o país do pacto em 2018, por considerar que o Irã não cumpria o que havia sido combinado, e ordenou o retorno de retaliações econômicas contra o Irã.