È vencer ou vencer! No ano do centenário, o Treze busca a classificação para a próxima fase da Série D do Brasileiro, para manter vivo o sonho do acesso, e, consequentemente, “salvar” a temporada. Sem vencer há cinco jogos, o alvinegro entra em campo nesta segunda-feira (7), às 20h, no Estádio Amigão, contra o Horizonte, com a missão de encerrar a sequência negativa e seguir na briga por uma vaga na próxima fase. A partida é válida pela 11ª rodada da Série D 2025
Com 10 pontos na tabela – são quatro derrotas e um empate – o Treze ocupa atualmente a penúltima colocação do Grupo 3, atrás do Sousa, que o ultrapassou na rodada anterior. O adversário da vez é o Horizonte, lanterna da chave, com sete pontos.
Os números da campanha do Treze até aqui refletem as dificuldades encontradas. O time tem o pior ataque do Grupo 3, com apenas cinco gols marcados em oito jogos. A defesa também preocupa, visto que já sofreu 13 gols, o que faz do Galo a terceira equipe que mais foi vazada na chave. Do outro lado, o Horizonte tem oito gols marcados e 15 sofridos, com desempenho ofensivo e defensivo semelhante.
Na reta final da fase classificatória da Série D, a carência de reforços pasou a ser um dos principais desafios do técnico William De Mattia desde o seu retorno ao Treze. Além disso, a saída de alguns atletas que foram contratados com grande destaque está interferindo no desempenho da equipe. Porém, o técnico garantiu que quem permaneceu precisa ser valorizado e assumir o protagonismo deixado por quem saiu.
Sofrendo com algumas saídas, principalmente no setor ofensivo — como a do meia Dione e a do atacante Pipico —, o comandante do Galo perdeu peças consideradas essenciais na briga pelo G-4 do Grupo 3 da Série D.
Em caso de vitória, o Galo poderá se reaproximar do G-4 do Grupo 3 e seguir na briga por uma vaga no mata-mata. Além do Horizonte, o Treze ainda terá pela frente nesta fase, o Sousa e o Santa Cruz de PE, fora, e o América de Natal em casa.
Severino Lopes
PB Agora