A final da Copa Intercontinental da Fifa teve um herói para a conquista do Paris Saint-Germain: o goleiro Matvey Safonov. Com 26 anos, ele chegou há pouco mais de uma temporada na equipe parisiense e assumiu a titularidade após a saída de Gianluigi Donnarumma e a lesão de Lucas Chevalier.
Na decisão por pênaltis nesta quarta-feira, no Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, contra o Flamengo, Safonov se mostrou um grande goleiro e defendeu quatro cobranças. Luiz Araújo, Léo Pereira, Pedro e Saúl Ñíguez não conseguiram superar o russo.

Safonov exibe taça do Intercontinental conquistada nesta quarta-feira após disputa por pênaltis contra o Flamengo. Foto: Hussein Sayed/AP
Safonov pegou a vaga de titular nos últimos quarto jogos do Paris Saint-Germain. Contra o Mônaco, no dia 29 de novembro, o título Chevalier sofreu uma grave falta e lesionou o tornozelo.
Nas partidas seguintes, diante de Rennes, Athletic Bilbao, Metz e Flamengo, o russo assumiu a meta do PSG. Nesse período sofreu gols, em dois empates e duas vitórias.
Mas a relação de Safonov com o elenco do PSG teve algumas turbulências. Há alguns meses surgiram informações na imprensa local de que o zagueiro ucraniano Illia Zabarnyi não queria conviver com o colega russo. Zabarnyi foi contratado junto ao Bournemouth na última janela do versão europeu por 63 milhões de euros (cerca de R$ 400 milhões).
Zabarnyi é voz ativa na defesa da Ucrânia, que foi alvo de invasão da Rússia há quase quatro anos e desde então enfrenta uma guerra.
Safonov foi formado na base do Krasnodar, clube da Rússia, e lá chamou a atenção dos parisienses que efetuaram sua contratação em junho de 2024. O goleiro já defendeu a seleção russa em algumas ocasiões. A última foi na Data Fifa de novembro.


