A Copa do Nordeste 2026 deve sofrer mudanças. A pré-Copa do Nordeste deixará de existir. Pelo menos é o que definiu os presidentes de federações nordestinas que desenharam o novo formato da Copa do Nordeste em reunião realizada na sede da Confederação Brasileira da Futebol (CBF).
Na fórmula definida pelas federações, a partir do ano que vem o Nordestão contará com 20 clubes, sendo dois de cada Estado da região e mais um de Bahia e Ceará, que têm as federações com melhor ranqueamento nacional.
Os participantes serão os campeões e vice-campeões de cada Estadual, além do terceiro colocado dos campeonatos baiano e cearense. Vão representar o Estado do Ceará, portanto, Ceará, Fortaleza e Maracanã.
A fórmula de disputa se dará com quatro grupos na primeira fase, cada um deles com cinco times. Os confrontos, no entanto, não serão realizados dentro de cada grupo. Haverá duas disputas paralelas de um grupo contra o outro e ao final de cinco jogos, ou seja, apenas ida, líder e vice-líder de cada um avançam para o mata-mata.
A etapa de jogos eliminatórios terá partidas de ida e volta, das quartas de final até a grande decisão. Com isso, o torneio deverá ser disputado em até 11 datas, extinguindo a fase preliminar.
Na fase de grupos, os times do Grupo A enfrentariam os do Grupo B, enquanto os do C encarariam os da Chave D, totalizando cinco jogos por equipe, já que seriam apenas partidas de ida. Ao fim desta fase, os dois melhores de cada grupo avançariam para o mata-mata.
A partir das quartas de final, os jogos aconteceriam em ida e volta, isso até o campeão ser conhecido.
Por causa das posições no ranking nacional, Bahia e Ceará seriam agraciados com três vagas. Os demais estados seriam contemplados com dois times. A vaga seria viabilizada por meio do estadual, ou seja, campeão e vice.
Na Paraíba, caso essas mudanças sejam efetivadas, o mais provável é que Sousa e Botafogo-PB sejam os representantes do estado. Os times foram os protagonistas da final do estadual em 2025.
As mudanças, após a análise de Samir Xaud, devem ser apresentadas em outubro, junto ao calendário nacional de competições.
PB Agora
Fotos: Thaís Magalhães/CBF e Cristiano Santos/Botafogo-PB