O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teve uma reunião com o papa Leão XIV depois da missa inaugural na Basílica de São Pedro, nesse domingo (18/5). O encontro, segundo Zelensky foi para tratar da importância do papado no possível findar da guerra com a Rússia.
“Após a missa de inauguração, tivemos um encontro com o Papa Leão XIV. Agradecemos a Sua Santidade pela audiência”, escreveu Zelensky.
O presidente ucraniano destacou que “para milhões de pessoas em todo o mundo, o Pontífice é um símbolo de esperança pela paz. A autoridade e a voz da Santa Sé podem desempenhar um papel importante para pôr fim a esta guerra”.
“Agradecemos ao Vaticano por sua disposição em servir de plataforma para negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia. Estamos prontos para o diálogo em qualquer formato, em prol de resultados tangíveis. Agradecemos o apoio à Ucrânia e a voz clara em defesa de uma paz justa e duradoura”, concluiu Zelensky.
Papa coloca a Santa Sé como possível mediadora de guerras
Na última quarta-feira (14/5), Leão XIV afirmou que “a Santa Sé está sempre pronta para ajudar a reunir os inimigos, cara a cara, para que conversem entre si, para que os povos em todos os lugares possam mais uma vez encontrar esperança e recuperar a dignidade que merecem, a dignidade da paz”.
“A guerra nunca é inevitável. As armas podem e devem ser silenciadas, pois não resolvem os problemas, apenas os agravam. Aqueles que fazem a história são os pacificadores, não aqueles que semeiam o sofrimento”, acrescentou Leão XIV.