Foi divulgado nesta semana o relatório técnico do ranking de Competitividade dos Municípios 2025 (CLP), em que mostra como anda por região do Brasil as cidades com melhores indicadores em acesso à educação, em 2025. No Nordeste se destacam três cidades paraibanas.
O pilar de Acesso à Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios mostra que garantir vagas, infraestrutura e permanência escolar é fundamental para o desenvolvimento social e econômico local. Sem essa base, cresce a desigualdade e diminuem as oportunidades de prosperidade de longo prazo. No NE, as cidades paraibanas com melhores posições são: João Pessoa, na 26º regional e 158º nacional; Patos na 27º regional e 160º nacional e Campina Grande na 36º regional e 205º nacional. O pilar avalia indicadores relacionados à oferta de ensino básico e à capacidade dos municípios de assegurar que todas as crianças e jovens tenham acesso à escola.
Entenda o Pilar de Acesso à Educação – A inclusão do pilar de Acesso à Educação no Ranking de Competitividade dos Municípios se justifica por ser condição essencial para o desenvolvimento social e econômico. Um município que assegura o acesso à educação básica cria as bases para formar cidadãos mais preparados e conscientes, capazes de contribuir para o crescimento coletivo. Sem essa garantia, amplia-se a desigualdade e reduzem-se as perspectivas de mobilidade social.
Veja mais:
Redação