A Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite de quarta-feira (30/04), em parceria com a Faculdade Rebouças uma palestra voltada para toda a equipe que compõe a rede municipal, como professores, diretores, cuidadores e demais funcionários, com o tema voltado para Educação Inclusiva, tendo como palestrante a Mestre em Educação, pedagoga e psicóloga, Edna Câmara Monteiro, da cidade de Campina Grande e a psicopedagoga e mestre em formação de professores, Renata Claudia Araújo. Estiveram presentes na abertura do evento, os vereadores Jeffeson Menezes e José Antônio Fernandes.
A pedagoga Edna discorreu sobre reflexão de inclusão no dia a dia da escola com alunos com transtornos de neurodesenvovimento e portadores de necessidades. Ela apresentou alguns exemplos práticos de inclusão na escola onde trabalha em Campina Grande.
Entre os temas levantados por Edna, estiveram o Plano Educacional Individualizado (PEI), integração no ambiente escolar, análise do aluno, quebra de barreiras, acolhimento e empatia. “Trouxe uma reflexão sobre, se nós integramos ou incluímos? Tentando sensibilizar o educador sobre o que ele pode fazer para incluir estas crianças na sala de aula e na escola. Para que elas possam se sentir acolhidas e adaptadas ao ambiente, garantindo a elas o direito de aprender”, explicou.
Para Edna, o momento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, demonstra que a gestão está preocupada com a formação de seus educadores. “A educação só melhora seus índices com a valorização do profissional, e ela passa necessariamente pela formação, e é isso que vejo que a Prefeitura de Sumé está fazendo, estimulando seus educadores a procurar uma formação e isso é valioso demais”, declarou.
A segunda palestra foi ministrada pela psicopedagoga e mestre em formação de professores, Renata Claudia Araújo, que trouxe o tema “Diálogo Sobre Primeira Infância – Desenvolvimento, Adaptação e Afeto e “A Prática da Sala de Aula”.
Para a secretária Denise Batista o momento foi de aprendizado e de inspiração para todos os educadores, com propostas de intervenção e de realização m sala de aula. “A gente teve a oportunidade de ouvir duas excelentes professoras que trabalham diretamente na Faculdade Rebouças para tratar sobre o tema de inclusão, que a gente precisa estar atento para poder desenvolver na sala de aula”, declarou a secretária.
Durante o evento, Denise anunciou a parceria firmada entre a Prefeitura de Sumé e a Faculdade Rebouças para a oferta do Curso de Pedagogia no município.
O Curso de Pedagogia em Sumé, será ministrado na Escola Maria Leite Rafael, quinzenalmente aos sábados, das 08h às 17h. Para o ingresso, a faculdade realizará um vestibular “solidário”, sem custos para o estudante, previsto para a acontecer no dia 24 de maio e o início das aulas em agosto. De acordo com o professor da Faculdade Rebouças, Germano Cartaxo, as mensalidades terão um preço acessível.
Os interessados em se inscrever para o curso podem fazer pelo site da Faculdade Rebouças ou pela Secretaria Municipal de Educação.
Assine atualizações
Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.