Na segunda-feira (3), Eduardo Bolsonaro (PL) republicou uma enquete do influenciador Paulo Figueiredo em seu perfil no X. A pesquisa questionava se ele deveria se “exilar” nos Estados Unidos para continuar sua atuação política contra o que chamou de “regime brasileiro”.
A enquete, publicada no domingo (2), teve validade de 24 horas e registrou cerca de 30 mil votos até a tarde de segunda-feira. Segundo os resultados parciais, 70,5% dos participantes responderam que Eduardo deveria permanecer nos EUA, enquanto 29,5% afirmaram que ele deveria retornar ao Brasil.
A publicação ocorre em meio a mais uma onda de ataques da família Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Eduardo Bolsonaro tem sido acusado de usar sua influência no exterior para ataques contra a democracia brasileira. Além disso, há um pedido na PGR (Procuradoria-Geral da República) para avaliar a apreensão de seu passaporte, medida já aplicada contra Jair Bolsonaro (PL).
Paulo Figueiredo, neto do último presidente da ditadura militar brasileira, João Figueiredo, também foi denunciado pela PGR. Ele está entre os 33 nomes acusados no caso da tentativa de golpe de Estado, ao lado do ex-presidente e outros aliados.
Jair Bolsonaro usou as redes sociais para criticar a possível apreensão do passaporte do filho. Ele afirmou que a medida busca “criar constrangimento” e impedir Eduardo de assumir a Comissão de Relações Exteriores.
– O deputado Eduardo Bolsonaro pode ter seu passaporte apreendido apenas por denunciar no exterior os abusos contra a oposição brasileira. No Brasil de Lula e Moraes, criticar o governo virou crime.
– Nada do que ele disse é falso. Nenhuma das inúmeras histórias de censura,… pic.twitter.com/GvTAl3W78a
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 3, 2025
O PT estuda abrir mão da Comissão de Educação para evitar que o deputado bolsonarista assuma o cargo na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line