A Receita Federal abriu, hoje (21), consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda permitindo que cerca de 249 mil contribuintes que regularizaram pendências verifiquem se receberão a restituição referente ao mês de fevereiro. O lote também inclui valores residuais de anos anteriores.
O pagamento contemplará 214.310 contribuintes, que receberão R$ 494,09 milhões. Dentro desse total, R$ 296,95 milhões foram destinados ao público com algum tipo de prioridade legal.
Entre os prioritários estão 138.164 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e ou indicaram recebimento via Pix. Também têm prioridade pessoas entre 60 e 79 anos, cidadãos com mais de 80 anos, pessoas cuja principal fonte de renda seja o magistério e contribuintes com deficiência, doença grave ou limitação física ou mental.
A Receita ainda pagará restituição a 30.867 contribuintes sem prioridade, que regularizaram as informações e deixaram a malha fina. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal, no campo Meu Imposto de Renda, selecionando a opção Consultar a Restituição, ou no aplicativo do órgão para celulares e tablets.
O pagamento será realizado em 28 de novembro, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o depósito não seja concluído, como em situações de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Redação


