O tamanho da economia do Estado é uma das variáveis levadas em consideração na decisão de localização de investimentos das empresas, favorecendo a competitividade das unidades da federação. Neste âmbito, o Ranking de Competitividade dos Estados e Centro de Liderança Política apontou ontem (01), os estados brasileiros com maior potencial de mercado neste ano, onde cita que a Paraíba aparece em 2º estado do Nordeste e o 7º do Brasil.
No Ranking a Paraíba aparece o 2º estado do NE com maior potencial de mercado e o 7º do Brasil, em 2025, com 57,2% do índice de potencial de mercado, ficando atrás no NE somente do estado do Piauí. Estados com economias mais dinâmicas também abrem mais oportunidades de investimento, possibilitando a criação de um ciclo virtuoso de competitividade e desenvolvimento econômico.
Ainda de acordo com o levantamento, para estimar o potencial de mercado são considerados 7 indicadores: tamanho de mercado, taxa de crescimento, crescimento potencial da força de trabalho, comprometimento de renda, qualidade de crédito para pessoa física, volume de crédito e inadimplência. A partir destes indicadores, a liderança foi alcançada pelo estado de Roraima, que foi o estado com maior crescimento do PIB ao longo dos últimos 5 anos (2019-2023).
Veja a posição da PB:
Redação


