Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    OPERAÇÃO “RASTRO FINAL”: Polícia Civil prende em flagrante autor de série de furtos em Juazeirinho

    29 de maio de 2025

    Nova função de aplicativo do TJPB avisa sobre movimentação em processos judiciais

    29 de maio de 2025

    Cotado como sucessor de Galdino, Felipe Leitão evita cravar candidatura à presidência da ALPB: “Prematuro ainda”

    29 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Economia»Instituição financeira é multada em R$ 100 mil pelo Procon/CG por má prestação de serviço
    Economia

    Instituição financeira é multada em R$ 100 mil pelo Procon/CG por má prestação de serviço

    adminPor admin26 de maio de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura82 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Todos os casos de desobediência ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e à legislação vigente, promovidos pela Crefisa S.A., foram registrados nos meses de janeiro, fevereiro e abril deste ano

    O Procon Municipal de Campina Grande multou novamente a empresa de crédito pessoal Crefisa S.A. devido à má prestação de serviços e desrespeito à Lei da Fila. Já são quatro punições neste ano. Desta vez, a penalidade é resultado de mais três casos de desrespeito aos consumidores, registrados no período de janeiro a abril. O valor total das multas é de R$ 100 mil. A instituição financeira tem o prazo de dez dias úteis, contados a partir do recebimento da penalidade, para apresentar recurso junto à Procuradoria Geral do Município (PGM).

    De acordo com o coordenador do Procon Municipal, Waldeny Santana, a primeira multa em desfavor da Crefisa S.A. por desrespeito ao consumidor foi aplicada em fevereiro deste ano. O valor da pena foi de R$ 100 mil. Já os novos casos de desobediência ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e à legislação vigente foram registrados no mês de janeiro e fevereiro e aplicadas neste mês de maio.

    Em março, o Procon-CG identificou irregularidades na contratação de empréstimos, junto à Crefisa S.A., realizados por um consumidor que mora no bairro das Malvinas. Com isso, a instituição financeira foi multada em R$ 20 mil por má prestação de serviço, cobrança abusiva e outras irregularidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

    A segunda e a terceira multa, aplicada pelo Procon Municipal, novamente em desfavor da Crefisa S.A., foram registradas no mês de abril e maio, nos valores de R$ 50 mil e R$ 30 mil, respectivamente. Essas duas infrações foram lavradas pelos fiscais do órgão de proteção de defesa do consumidor durante a realização da operação “Procon nos Bancos”, realizada semanalmente. Nos dois casos foi registrado o desrespeito à Lei Municipal 4.330/2005, mais conhecida como Lei da Fila, que trata do tempo limite que os consumidores devem permanecer em filas de banco à espera por atendimento.

    Além da Lei da Fila, a Crefisa S.A. tem infringido, de forma repetida, os artigos 6º do Código, que estabelece que o consumidor tem direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços; e o artigo 20, parágrafo 2º do CDC.

    O artigo 20 diz que ’são impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que não atendam às normas regulamentares de prestabilidade”. E há também a infração ao artigo 14 do Código que trata da má prestação de serviço.

    O coordenador Waldeny Santana ressaltou que o consumidor deve sempre exigir seus direitos em todas as relações consumeristas; bem como reclamar e buscar esclarecimentos junto ao Procon-CG sempre que considerar necessário. “O consumidor jamais deve se calar”, destacou Santana, reforçando que a população pode utilizar os canais de comunicação do órgão: 151 (Disque Procon), 83 98185.8168 e (83) 98186.3609; ou ir presencialmente na sede do órgão, na rua Prefeito Ernani Lauritzen, no centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas.

    Redação com Codecom/PMCG

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Brasil registra saldo de mais de 257 mil novos empregos em abril

    29 de maio de 2025

    PMJP e Governo do Estado começam pagamento de servidores nesta quinta (28)

    29 de maio de 2025

    Impacto na aprovação de reajuste de servidores será de R$ 74 bi em três anos

    29 de maio de 2025

    Paraíba registra saldo positivo de 1.577 postos de trabalho em abril, aponta Caged

    29 de maio de 2025

    Lula critica preço do gás e revela possibilidade de linha de crédito para entregadores comprarem motos

    29 de maio de 2025

    Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro

    28 de maio de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20235.530 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20235.474 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20235.249 Visualizações
    Não perca

    OPERAÇÃO “RASTRO FINAL”: Polícia Civil prende em flagrante autor de série de furtos em Juazeirinho

    29 de maio de 2025

    A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Juazeirinho e com o apoio…

    Nova função de aplicativo do TJPB avisa sobre movimentação em processos judiciais

    29 de maio de 2025

    Cotado como sucessor de Galdino, Felipe Leitão evita cravar candidatura à presidência da ALPB: “Prematuro ainda”

    29 de maio de 2025

    João Azevêdo mantém suspense sobre candidatura ao Senado: “Faltam seis meses pra definitivamente matar a ansiedade”

    29 de maio de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20235.530 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20235.474 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20235.249 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.