Um confronto de paraibanos contra cariocas. Flamengo e Botafogo-PB se enfrentam na noite desta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no segundo e decisivo jogo da volta da 3ª fase da Copa do Brasil.
O Flamengo venceu a primeira partida por 1 a 0 e pode até empatar que avançará às oitavas de final da competição. O Rubro-Negro vem de um empate sem gols com o Botafogo, pelo Brasileiro, e tem sentido o desgaste da sequência de jogos. Por isso, deve poupar jogadores nesta quarta.
Por estar disputando três competições ao mesmo tempo, e no próximo domingo (25/05), ter um embate com o Palmeiras, o Flamengo não terá força máxima para enfrentar o Botafogo-PB. O desfalque mais recente é De la Cruz, com lesão no joelho esquerdo. Depois de cumprir suspensão, Gerson voltará ao time titular. Para evitar mais problemas físicos e diminuir o desgaste, o técnico Filipe Luís poupará alguns de seus titulares no Maracanã.
O Flamengo vive um momento de reabilitação na temporada. Nas últimas cinco partidas, os cariocas venceram apenas duas. O último compromisso aconteceu nesse domingo (18/05), contra o Botafogo, e terminou empatado em 0 a 0. Assim como no jogo de ida, o técnico Filipe Luís deve manter a estratégia de escalar um time reserva, tendo em vista que o principal objetivo do Flamengo é o Brasileirão.
Sem vencer há seis jogos, o Botafogo-PB vive seu pior momento na temporada. O Belo vêm de um empate por 1 a 1 com o Maringá, pela 6ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, em que é apenas o 15º colocado e está a apenas dois pontos da zona de rebaixamento.
O time tentará aproveitar os desfalques do Flamengo para buscar uma vitória por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. A novidade no time paraibano em relação ao jogo de ida está no comando técnico: a diretoria demitiu Antônio Carlos Zago e contratou Márcio Fernandes.
Depois de estrear à beira do campo na última partida, Márcio Fernandes comandará seu segundo jogo do Botafogo-PB. Ele tende a manter a base do time que empatou com o Maringá.
Ao todo, Flamengo e Botafogo-PB já se enfrentaram seis vezes oficialmente. O Flamengo leva a vantagem sobre o Belo, com quatro vitórias, incluindo o triunfo no jogo de ida da Copa do Brasil deste ano, contra uma vitória do Belo, além de um empate. A única vitória do Belo contra o Flamengo pelo placar de 2×1 aconteceu em 1980 e entrou para história do alvinegro paraibano.
Provável escalação do Flamengo: Matheus Cunha; Wesley (Varela), João Victor, Danilo, Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Gerson, Matheus Gonçalves; Michael, Cebolinha e Pedro.
Técnico: Filipe Luís
Provável escalação do Botafogo-PB: Michael Fracaro; Lucas Lopes, Reniê, Wendel Lomar, Evandro; Gama, Thallyson, Guilherme Santos; Silvinho, Rodrigo Alves e Denilson.
Técnico: Márcio Fernandes
Severino Lopes
PB Agora
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo