A Secretaria de Saúde de Sumé está promovendo uma série de capacitações para os servidores do quadro visando aprimorar o conhecimento destes profissionais, mantendo-os informados sobre as últimas descobertas, protocolos, tecnologias e consequentemente promover uma saúde com mais qualidade à população.
Nesta terça-feira (22), estiveram na Secretaria capacitando os profissionais da atenção básica, a médica reguladora de Oncologia da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, Marthyna Lacerda, falando sobre o Programa Paraíba Contra o Câncer e o inspetor da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Sérgio Freitas, que tratou sobre o código sanitário do Estado e conversou com os servidores do município da Vigilância Sanitária e da Sala do Trabalhador.
Por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, o Governo do Estado disponibilizou os profissionais para promover este momento em Sumé de troca de aprendizado e atualização dos servidores. A secretária Niedja Rodrigues relatou a experiência que teve com o programa e considerou oportuna a capacitação para que as equipes da Atenção Primária possam trabalhar sabendo como se dá o acesso com mais agilidade, de pacientes oncológicos a exames, diagnóstico e agendamento no setor competente.
“Eu fiquei encantada com a rapidez e com as repostas positivas deste programa, senti na pele isso com um familiar e em menos de 45 dias esta pessoa estava cirurgiada e em casa, por meio do Paraíba Contra o Câncer”, relatou Niedja, que buscou qualificar os profissionais do município para que tenham o conhecimento e saibam conduzir e acolher os usuários que necessitarem do tratamento. “Diante disso, a gente está capacitando os nossos servidores da Atenção Básica para que eles vejam todo o procedimento de entrar neste programa, e que a gente possa dar todos os encaminhamentos necessários e possíveis para que as pessoas tenham o seu problema de saúde resolvido em um curto espaço de tempo”, declarou.
“Esse Programa tem uma importância muito grande, principalmente para os pacientes de cidades mais distantes, no interior do estado, que agora conseguem passar pela triagem de uma forma muito mais rápida do que era antes, com as condições necessárias para um diagnóstico precoce e um tratamento mais célere”, destacou também Marthynna Lacerda.
Paralela à capacitação da atenção básica, os colaboradores da Vigilância Sanitária mantiveram reunião com o inspetor da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Sérgio Freitas, onde ele repassou as informações sobre o novo Código Sanitário do Estado e orientações sobre novas ações que a Vigilância Municipal possa fazer em Sumé. “Há aqui um amadurecimento para ser criado o código sanitário do município, a legislação mudou e estamos fazendo um estudo de como a vigilância sanitária vai trabalhar de forma promissora no município”, disse Sérgio.
Ascom PMS