Foto: Pixabay/Ilustrativa
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se aproximam, assim como a expectativa de qual será o tema abordado na redação deste ano. A professora Josy Kelly, Graduada em Português e Libras e Mestre em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), listou ao ClickPB 5 temas que podem ser abordados no texto dissertativo-argumentativo.
1. Meio Ambiente
Ao ClickPB, Josy Kelly fez sua primeira aposta do eixo que pode ser abordado no Exame, o Meio Ambiente. Ela detalhou que a provável abordagem do tema é potencializado por dois motivos: a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil e que a última vez em que o tema foi abordado ocorreu há mais de dez anos, em 2008.
“Traçando uma linha cronológica do Enem, tem-se o eixo ambiental como um forte candidato ao tema da redação 2025, pois a última vez que o Enem abordou esse eixo na redação foi em 2008. Vale ressaltar que em novembro o Brasil sediará a COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o que reforça a importância desse eixo para este ano”, destalhou Josy.
2. Educação
De acordo com a professora, como segundo possível tema, está a educação, abordado pela última vez na edição 2017 do Exame. O eixo é reforçado pela recente proibição do uso de aparelhos celulares nas escolas, feita pelo Governo Federal, assim como a evasão de alunos e falta de professores nas instituições.
“Outra possibilidade a ser cobrada na redação do Enem 2025 é o eixo educacional, além da proibição do uso dos aparelhos celulares em sala de aula, as escolas vivem um apagão dos professores e um aumento no abandono escolar, temáticas de grande relevância para uma discussão no texto dissertativo-argumentativo. A última vez que o Enem abordou educação foi em 2017”, explicou a professora ao ClickPB.
3. Tecnologia
A tecnologia foi o terceiro eixo apostado por Josy Kelly. Segundo ela, o tema, abordado no ano de 2018, é potencializado com a atual e crescente utilização da Inteligência Artificial (IA), assim como o uso das redes sociais.
“A terceira aposta para o tema da redação deste ano é quanto ao eixo tecnológico, esse foi trabalhado em 2018, não sendo mais visto nas redações do Enem. É importante destacar que a sociedade brasileira vive uma intensa imersão tecnológica, por conta da IA, ChatGPT, redes sociais, entre outros”, apostou Josy Kelly.
4. Saúde
Como quarto provável tema da Redação do Enem 2025, a professora, formada pela UFPB, listou a saúde, que foi abordada em 2020, ano da pandemia de Covid-19. Este ano, o tema pode ser pautado com questões sobre automedicação e doação de órgãos, como exemplificou Josy ao ClickPB.
“Outro ponto que merece uma atenção é o eixo saúde, após aparecer na prova de redação do Enem 2020, a temática pode ser abordada este ano a partir de discussões como automedicação, os avanços da medicina, doação de órgãos, entre outros”, afirmou a professora.
5. Sociedade e Cultura
Josy Kelly ainda destacou temas que envolvem a Sociedade e a Cultura, abordados em edições anteriores e mais recentes da prova. A professora, que também ministra um curso de Redação, finalizou suas apostas com eixos ligados à valorização de minorias e de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Por fim, temos os eixos sociais e culturais, ambos abordados, respectivamente, no Enem 2023 e 2024. Apesar de recentes, não podemos excluir a possibilidade de um tema relacionado a valorização cultural ou as minorias, como o público infantil, idosos, mulheres, pessoas com espectro autista”, finalizou Josy Kelly.
Dica de estudo
A professora, que também é Mestre em Literatura, ainda orientou os candidatos que estão na reta final de preparação para o Exame. Segundo Josy, para a Redação, o ideal é estudar por diferentes eixos e temas.
“A dica para o candidato é estudar por eixos, assim ele estará preparado para qualquer tema que venha a ser cobrado na prova de redação do Enem”, sugeriu Josy Kelly.
Datas das provas do Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), responsável pela realização do Enem, divulgou na semana passada que as provas serão aplicadas nos dois primeiros domingos de novembro: dias 9 e 16.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), no primeiro dia da prova (9) , além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.
Já no segundo dia (16), os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento.
O Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame já está disponível e pode ser consultado na Página do Participante. Ele traz informações como número de inscrição, data, hora e local da prova.
ClickPB


