Foto: Divulgação/Vatican News
O jovem italiano Carlo Acutis foi canonizado, na manhã domingo (7), e se tornou o 1° santo da geração millenial, geração entre 1980 e 1995. Proclamação aconteceu durante missa conduzida pelo papa Leão XIV na Praça São Pedro, no Vaticano.
Além de Carlo, Giorgio Frassati também foi canonizado. “Beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, nós os inscrevemos no Rol dos Santos, decretando que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os santos”, disse o papa antes da veneração das relíquias.
De acordo com o Vaticano, a canonização reuniu cerca de 80 mil fiéis e o papa ficou impressionado com a quantidade de jovens. “É realmente uma bênção”, afirmou.
O Papa convidou a olhar para São Pier Giorgio Frassati, um jovem do início do século XX, e São Carlo Acutis, um adolescente dos nossos dias, “ambos apaixonados por Jesus e prontos a dar tudo por Ele”.
“Queridos, os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite dirigido a todos nós, especialmente aos jovens, a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima. Eles encorajam-nos com as suas palavras: Não eu, mas Deus, dizia Carlo. E Pier Giorgio: Se tiveres Deus no centro de todas as tuas ações, então chegarás até ao fim. Esta é a fórmula simples, mas vencedora, da sua santidade. E é também o testemunho que somos chamados a seguir, para saborear a vida até ao fim e ir ao encontro do Senhor na festa do Céu”, concluiu o Pontífice.
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos de idade, vítima de uma leucemia. Ele se tornou um modelo de vida cristã para jovens no mundo todo após ter usado a internet para difundir sua fé, sendo conhecido como “padroeiro da internet” e “influenciador de Deus”.
Já Giorgio Frassati, filho de uma família da alta burguesia de Turim, dedicou a juventude a causas sociais, tendo morrido repentinamente devido a uma meningite aos 24 anos de idade, em 1925.
Com informações Vatican News