A Montran iniciou neste sábado pela manhã, a reposição completa e instalação de novos semáforos para melhorar o transito de Monteiro.
De acordo com o secretário executivo da autarquia, Dácio Batista, serão trocados todos os semáforos já existentes, além da instalação de semáforos em novos locais, em pontos estratégicos como por exemplo no cruzamento da Praça João Pessoa com o Centro de Renda Renascença, próximo à Bertino do Leite, no cruzamento da Rua do Hospital com a Rua de Inácio Gabriel, rua do João de Oliveira e a Rua do colégio Santa Filomena, além das imediações do Hospital Regional.
Outra novidade anunciada pelo Secretário Executivo, é a implantação de boteiras, que são dispositivos, (geralmente um botão), que o pedestre aperta para solicitar a abertura do semáforo para travessia. Frequentemente, as botoeiras são “sonoras” ou “táteis”, pois possuem um sistema que emite sons e/ou tem um braille escrito para auxiliar pessoas cegas ou com deficiência visual, tornando a travessia mais segura e inclusiva.
Como funciona:
O pedestre aperta um botão para acionar o sistema. O sistema altera o sinal, fechando o tráfego de veículos e liberando a passagem para o pedestre.
A prefeita Ana Paula e o vice prefeito Cajó Menezes acompanharam pela manhã a instalação dos novos equipamentos, que continua neste sábado e domingo, e segundo o Secretário Executivo da Montran, Dacio Batista, deve ser 100% concluída até o próximo final de semana.