A Secretaria de Cultura e Turismo de Monteiro realiza no próximo sábado (15), a primeira edição do Projeto Música nas Pedras, com a apresentação do violinista André Albiergio, à partir das 16:30h. Para o público interessado em participar do evento, haverá ônibus à disposição com saída prevista para as 15:30, da praça Nilo Feitosa (Biblioteca do SESI).
O violinista André Albiergio de Lima Couto tem consolidado uma carreira de destaque no cenário musical e acadêmico do Nordeste. Com uma formação robusta, possui Bacharelado e Mestrado em violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sua trajetória como músico de orquestra é marcada por posições de liderança e destaque nos principais grupos sinfônicos da região. Atuou na Filarmônica UFRN, onde ocupou os cargos de concertino nos primeiros violinos e chefe de naipe dos segundos violinos, além de ter exercido a função de spalla entre os anos de 2020 e 2024.
Albiergio também participou da Orquestra Sinfônica de Parnamirim, atuando como chefe de naipe dos segundos violinos, e integrou a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) nas temporadas 2018 à 2024.
Sua experiência profissional estende-se por outros estados, como o Ceará, onde, entre 2013 e 2015, integrou grupos como a Orquestra Sinfônica da UECE e a Camerata da UNIFOR. Sua jornada musical teve início em Pernambuco, atuando como violinista e monitor no projeto “Orquestra do Sertão” do IF Sertão PE (2009-2013).
Além da intensa atividade orquestral, André Albiergio dedica-se à música de câmara, tendo fundado e participado de grupos como os Quarteto Lumière(CE), Oxente Quarteto(RN) e Duo Par de Jarro(RN). Sua busca por aperfeiçoamento é constante, colecionando participações em diversos festivais de música e masterclasses com professores renomados do Brasil, EUA, Bélgica, Rússia e Argentina.
Trazendo essa bagagem para a área educacional, André Albiergio atua, desde abril deste ano, o cargo de professor temporário de violino e viola no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Monteiro.


