Música, teatro, dança, teatro e artes plásticas. O Festival de Inverno de Campina Grande, um dos mais antigos do País em atividade, começa esta semana, no Agreste da Paraíba. O evento celebra jubileu de ouro chegando aos 50 anos de realização, acontecerá de 14 a 25 de agosto e terá Elba Ramalho na abertura, Vanessa da Mata no encerramento, e várias outras atrações culturais.
O Festival de Inverno de Campina Grande é um dos mais tradicionais eventos culturais realizados anualmente na cidade. Idealizado pela ativista cultural Eneida Agra Maracajá em parceria com várias instituições públicas, o FICG está em sua 50ª edição e tem como tema “A Arte como Patrimônio de Todos”.
A programação oficial foi lançada em um evento realizado no Teatro Municipal Severino Cabral no último final de semana. Na ocasião, foram confirmados no evento artistas como Elba Ramalho, Vanessa da Mata, o ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos e o dançarino carioca Carlinhos de Jesus.
O show de Elba
O show de Elba Ramalho está marcado para a próxima quinta-feira (14), às 22h no Parque Evaldo Cruz.
As atividades do FICG são totalmente gratuitas e passam por vários pontos de Campina Grande, como o Teatro Municipal Severino Cabral, a Feira Central de Campina Grande, e várias praças e ruas. O palco principal do evento será no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo).
Para a presidente do Instituto Solidarium e idealizadora do FICG, Eneida Agra Maracajá, realizar esta edição é atestar o compromisso com a cultura em um misto de sentimentos: “Chegar aos 50 anos, mais do que resistência, eu acredito que seja um atestado muito grande de fé no poder das artes. Paixão! Ninguém faz nada sem se apaixonar. Eu acredito que o amor é o que fica de tudo. Então um dia nós iremos. Tudo passa no passarás da vida e o amor permanece. A arte é o amor”.
Entre as atrações deste ano, estão artistas que fizeram parte da História dos 50 anos do Festival de Inverno de Campina Grande, a exemplo de Elba Ramalho, Carlinhos de Jesus, Denise Stoklos, Bráulio Tavares, José Umbelino Brasil, Estela Paula e a Cia de Dança Cisne Negro. Entretanto, para essa edição comemorativa novos nomes foram inseridos na programação como a cantora Vanessa da Mata, Mayana Neiva, Luís Kiari, entre outros.
Uma das novidades deste ano é a extensão da mostra de dança para o nível internacional com a participação da Cia ELELEI, da Espanha, com o espetáculo “A ciegas”. Além disso, foi pensada uma programação para o público infantil com apresentações de dança.
Severino Lopes
PB Agora