A cantora paraibana abre nesta quinta-feira (14), a 50ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande. A apresentação da artista acontece às 22h em um palco montado no palco Evaldo Cruz, em frente ao Teatro Municipal Severino Cabral. Esta será a segunda apresentação de Elba Ramalho em Campina Grande, em menos de dois meses. No dia 23 de junho, a artista realizou o seu tradicional show da noite de São João no Parque do Povo.
Com o tema “A Arte como Patrimônio de Todos”, o festival busca promover uma reflexão sobre o papel da arte como elemento de identidade, memória e pertencimento coletivo. A proposta é democratizar o acesso à cultura, levando atividades gratuitas e de qualidade a diversos pontos da cidade.
O evento acontece de 14 a 25 de agosto e terá além de Elba Ramalho na abertura, artistas como Vanessa da Mata no encerramento, e várias outras atrações culturais. O festival também será palco de estreias e reencontros. Nomes como Mayana Neiva e Luís Kiari se apresentam pela primeira vez no evento, somando-se a uma programação que contempla desde artistas consagrados e novos talentos da cena nacional.
O Festival de Inverno de Campina Grande é um dos mais tradicionais eventos culturais realizados anualmente na cidade. Idealizado pela ativista cultural Eneida Agra Maracajá em parceria com várias instituições públicas, o FICG está em sua 50ª edição.
As atividades do FICG são totalmente gratuitas e passam por vários pontos de Campina Grande, como o Teatro Municipal Severino Cabral, a Feira Central de Campina Grande, a Praça da Bandeira, o Centro Artístico e Cultural da UEPB (CAC), e várias praças e ruas. O palco principal do evento será no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo).
Segundo a idealizadora do festival, a ativista cultural Eneida Agra Maracajá, ao completar cinco décadas de existência, o FICCG reafirma sua importância como patrimônio cultural da cidade e é referência no calendário artístico do Brasil.
Severino Lopes
PB Agora