Após o sucesso de “O Agente Secreto”, que conquistou dois Globo de Ouro e levou quatro indicações ao Oscar 2026, o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, planeja um novo longa ambientado no Recife dos anos 30.
Com a cabeça voltada para o Oscar, e ainda colhendo os frutos de O Agente Secreto, o diretor disse que é cedo para falar do próximo filme a ser gravado no Recife. O roteiro, no entanto, já está na sua cabeça.
O diretor pernambucano revelou que a ideia de gravar um novo longa no Recife surgiu há seis meses. A ideia é fazer um filme retratando as histórias de fantasmas do Recife antigo. Por enquanto, é só um projeto.
“Tenho uma boa ideia agora, e ela está na minha cabeça há seis meses. Só preciso viver esse momento incrível e maravilhoso que estou vivendo com O Agente Secreto, e então, no ano que vem, vou sentar e escrever. A próxima história está inserida em Retratos Fantasmas. Se passa no Recife dos anos 30. Mas é muito cedo para falar desse projeto porque eu nem comecei a escrever ainda”, contou em entrevista.
Fenômeno de bilheteria, Kleber Mendonça descreveu as quatro indicações do O Agente Secreto para o Oscar 2026 como uma “atmosfera de Copa do Mundo”.
O filme, ambientado no Recife dos anos 1970, disputa nas categorias de Melhor Filme, Filme Internacional, Direção de Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura.
O Agente Secreto” se passa, na maior parte do tempo, no Recife de 1977. No filme, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor que desembarca na capital pernambucana fugindo de ameaças em São Paulo para tentar reencontrar o filho.
A mudança do universo dos anos 1970, período em que se passa “O Agente Secreto”, para a década de 1930 vai representar um novo desafio para o diretor, especialmente no trabalho de figurino e de reconstituição histórica.
O cineasta assistiu à divulgação da lista de indicados, na quinta-feira (22), em casa, com amigos. Com as quatro indicações, a produção iguala o recorde nacional estabelecido por “Cidade de Deus”, em 2004.
A obra, dirigida por Kleber Mendonça Filho e estrelada por Wagner Moura, vem sendo destaque em grandes eventos de Hollywood desde maio de 2025, quando venceu dois dos principais prêmios do Festival de Cannes: Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho.
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
O Agente Secreto tem a participação de seis atores paraibanos.
Severino Lopes
PB Agora


