O secretário de Saúde da Paraíba, Ary Reis, anunciou nesta quarta-feira (21) a suspensão do contrato com a Fundação Rubens Dutra Segundo, após a ocorrência de complicações em cirurgias oftalmológicas realizadas no Hospital das Clínicas, em Campina Grande, no último dia 15 de maio. A decisão foi tomada após denúncias e indícios de falhas graves nos procedimentos, que afetaram ao menos nove pacientes.
Segundo o secretário, as providências foram imediatas. “Na segunda-feira, o processo administrativo suspendeu o contrato com a Fundação. Não queremos que ela execute nenhum tipo de cirurgia ou atendimento pela Secretaria de Estado da Saúde, até que tudo seja investigado”, declarou Ary Reis.
Durante a apuração preliminar, foram encontrados 30 frascos do medicamento utilizado nas cirurgias, sendo que seis deles estavam vencidos e abertos, com suspeita de terem sido aplicados justamente nos pacientes que apresentaram sintomas mais graves, como dor persistente e possível perda de visão.
Ary informou ainda que boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Civil, e o caso já é alvo de investigação tanto do Ministério Público quanto do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), que também recebeu notificação para apurar condutas éticas e técnicas dos profissionais envolvidos.
“Estamos reforçando o cumprimento do protocolo que regulamenta os mutirões oftalmológicos, publicado desde janeiro. As empresas tiveram acesso e precisam seguir as normas da Anvisa”, completou o secretário, destacando que também orientou todos os municípios que têm contrato com a fundação a suspenderem qualquer serviço prestado por ela.
A Secretaria de Saúde assegura que os pacientes afetados estão recebendo acompanhamento especializado, reavaliações médicas e tratamento complementar na rede estadual. O objetivo, segundo Ary Reis, é garantir que os casos sejam totalmente esclarecidos e os responsáveis devidamente punidos.
PB Agora