Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Vereadores de Cabaceiras participam de audiência pública sobre pavimentação asfáltica que liga Pernambuco a Paraíba

    8 de maio de 2025

    Robô ‘Da Vinci Xi’ chega ao Hospital Napoleão Laureano para modernizar cirurgias oncológicas na Paraíba

    8 de maio de 2025

    80 anos depois: O que a rússia comemora, afinal?

    8 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Política»Congresso em Foco
    Política

    Congresso em Foco

    adminPor admin8 de maio de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura8 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail


    O juiz federal Waldemar Claudio De Carvalho determinou que o governo federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se manifestem em até 48 horas sobre as irregularidades nos descontos não autorizados aplicados na folha de pagamento de aposentados e pensionistas. A decisão foi motivada pela “urgência da questão tratada”, segundo o despacho da Justiça Federal.

    Juiz atendeu a pedido de Nikolas Ferreira, deputado que gravou vídeo culpando o governo pelos desvios de aposentadorias

    Juiz atendeu a pedido de Nikolas Ferreira, deputado que gravou vídeo culpando o governo pelos desvios de aposentadoriasTon Molina /Fotoarena/Folhapress

    O magistrado faz parte da 14ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal. A ordem judicial, assinada nessa quarta-feira (7), está no âmbito de uma ação popular movida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e pelo vereador Guilherme Kulter (Novo-PR), que pedem responsabilização da União e do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pelas fraudes reveladas em operação conjunta da CGU e da Polícia Federal.

    Fraude bilionária

    A ação questiona a atuação do governo federal diante de um esquema de descontos associativos irregulares aplicados a aposentados e pensionistas do INSS. Segundo estimativas da Controladoria-Geral da União (CGU), o valor cobrado indevidamente por entidades associativas chega a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

    As investigações revelaram que diversas entidades não possuíam estrutura operacional real para prestar os serviços que supostamente justificariam os descontos. Apesar disso, os valores eram retirados diretamente dos benefícios dos aposentados, sem autorização expressa.

    Repercussões políticas

    A operação deflagrada em 23 de abril, que resultou no afastamento do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também levou à demissão do ministro Carlos Lupi do comando da Previdência Social, no início de maio. A saída de Lupi ocorreu sob pressão política e foi confirmada após o agravamento da crise no órgão.

    Na ação popular apresentada à Justiça, os autores pedem que União, INSS e Carlos Lupi sejam condenados a ressarcir os cofres públicos e restituam integralmente os valores cobrados indevidamente dos beneficiários.

    Nikolas gravou um vídeo na internet que acumula mais de 90 milhões de visualizações, responsabilizando o governo Lula pelos desvios. A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), reagiram, atribuindo ao governo de Jair Bolsonaro o começo do esquema.

    Ministério Público Federal acionado

    A decisão do juiz Waldemar Claudio De Carvalho também determina que o Ministério Público Federal (MPF) seja intimado a se manifestar sobre o caso. Com isso, o processo poderá contar com a atuação do MPF na investigação e possível responsabilização dos envolvidos.

    A oposição tenta emplacar duas CPIs no Congresso para tratar do assunto: um pedido está na Câmara, e outro prevê a participação conjunta de deputados e senadores. Parlamentares da base governista também apoiam a iniciativa. O governo tenta barrar as investigações. A CPI da Câmara enfrenta uma extensa fila para ser instalada. Apenas cinco comissões parlamentares de inquérito podem funcionar simultaneamente. Já a CPI do Congresso precisa do aval do presidente Davi Alcolumbre (União-AP). 

    Entenda o escândalo no INSS que levou à demissão de ministro



    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Lula saúda Leão XIV e pede solidariedade contra guerras e intolerância

    8 de maio de 2025

    Faixa atual do IR é covardia com o trabalhador, diz Dimas Gadelha

    8 de maio de 2025

    “Dê continuidade ao legado do Papa Francisco”, pede Lula ao cumprimentar novo Papa Leão XIV

    8 de maio de 2025

    Habemus Papam: fumaça branca sai da Capela Sistina

    8 de maio de 2025

    Hugo Motta comenta escolha do Papa Leão XIV e reforça valores de diálogo e tolerância: “Missão de ampliar a conciliação”

    8 de maio de 2025

    Daniella Ribeiro anuncia inauguração do espaço “Antes que Aconteça” na sede do TRT, em João Pessoa

    8 de maio de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20232.599 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20232.545 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20232.357 Visualizações
    Não perca

    Vereadores de Cabaceiras participam de audiência pública sobre pavimentação asfáltica que liga Pernambuco a Paraíba

    8 de maio de 2025

    O presidente da Câmara Municipal de Cabaceiras, Elvis Doso, e o vereador Wellington Araújo participaram…

    Robô ‘Da Vinci Xi’ chega ao Hospital Napoleão Laureano para modernizar cirurgias oncológicas na Paraíba

    8 de maio de 2025

    80 anos depois: O que a rússia comemora, afinal?

    8 de maio de 2025

    Polícia prende foragido da justiça com 11kg de pasta base de cocaína em Cajazeiras

    8 de maio de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20232.599 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20232.545 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20232.357 Visualizações
    Nossas escolhas

    Rússia e Ucrânia realizam a troca de 410 prisioneiros de guerra

    6 de maio de 2025

    Capela Sistina fica pronta para o conclave. Veja fotos

    6 de maio de 2025

    Alemanha: após vexame histórico, Merz toma posse como novo chanceler

    6 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.