No próximo domingo, 4 de abril, serão aplicadas as provas do concurso do Ministério Público da União (MPU) para os cargos de técnico e analista.
A organização do concurso está sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV), que orienta os participantes a revisar cuidadosamente as instruções presentes no edital para evitar contratempos no dia da avaliação.
Leia mais em: Concurso público: na hora de estudar, a DeepSeek pode entregar conteúdos errados?
No dia da prova, os participantes devem levar uma caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta azul ou preta, além de um documento de identidade original com foto. Também é necessário apresentar o comprovante de inscrição ou de pagamento da taxa. São considerados documentos de identidade válidos:
- Documentos de identidade emitidos pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
- Documentos de identificação emitidos por entidades fiscalizadoras do exercício profissional, como conselhos e ordens de classe;
- Passaporte brasileiro;
- Certificado de reservista;
- Carteira Nacional de Habilitaçãó;
- Carteira de Trabalho;
- Cédulas funcionais emitidas por órgãos públicos com validade legal como documento de identidade, conforme legislação federal, além da carteira de trabalho.
Fique atento aos documentos que não são considerados aptos. São eles:
- Documento sem foto;
- CPF;
- Certidões de nascimento;
- Títulos eleitorais;
- Carteirinhas de estudante;
- Identidade infantil;
- Documentos danificados e/ou não identificáveis.
O candidato é eliminado da prova se for flagrado portanto os seguintes aparelhos eletrônicos:
- Pen-drive;
- MP3 Player;
- Fones e/ou headphones;
- Tablets;
- Notebooks;
- Câmeras;
- Celulares e/ou smartphones.
Além disso, alimentos e bebidas destinados para consumo durante a prova devem estar portados em recipientes e embalagens transparentes, sem rótulos.
Leia mais em: Histórias de Sucesso: 6 candidatos dão dicas após serem aprovados em grandes concursos
Locais de prova já estão disponíveis para consulta
Os candidatos do concurso do Ministério Público da União (MPU) já podem verificar onde realizarão suas provas. A consulta deve ser feita na página oficial da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame. Basta informar o número do CPF para acessar os dados sobre o local e a sala de aplicação.
As provas serão aplicadas em dois turnos distintos. Os concorrentes ao cargo de analista farão o exame pela manhã, das 8h às 12h30. Já os candidatos ao cargo de técnico realizarão a prova no período da tarde, das 15h às 19h30.
Pela manhã, os portões serão abertos às 6h30 e fechados pontualmente às 7h30, de acordo com o horário de Brasília (DF). No turno da tarde, a entrada será permitida a partir das 13h30, com fechamento dos portões às 14h30, também seguindo o horário oficial de Brasília.
Veja quais são as etapas do concurso público
Conforme o edital, o concurso do Ministério Público da União (MPU) terá seis fases: prova objetiva; prova discursiva; teste de aptidão física (TAF); avaliação médica; programa de formação profissional; e os procedimentos de heteroidentificação e biopsicossocial.
De acordo com o cronograma do processo, o primeiro exame é voltado para todos os cargos e está previsto para ser aplicado no dia 4 de maio, no período da manhã e no da tarde. No mesmo dia acontecerá a prova discursiva, voltada para todas as ocupações, exceto para Polícia Institucional.
Assim, a avaliação objetiva será composta por 80 questões. Já a prova discursiva terá uma redação, em que o candidato deverá elaborar um texto dissertativo-argumentativo entre 20 e 30 linhas.
As duas avaliações serão realizadas em todas as capitais brasileiras. Assim, o resultado definitivo dos exames objetivos está previsto para ser divulgado no dia 26 de junho. Já o definitivo das provas discursivas está marcado para ser publicado no dia 15 de setembro.
Leia mais em: Como identificar se algo relacionado à jornada dos concursos está fora da lei?