A Secretaria de Assistência Social de Sumé realizou na quinta-feira (3), a 11° Conferência Municipal de Assistência Social que este ano celebra 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o tema “Construção, Proteção Social e Resistência, a Conferência reuniu representantes do poder público, da sociedade civil, trabalhadores do setor, conselheiros e usuários da política de assistência, além de apresentações culturais dos usuários dos Serviços de Convivência (SCFV).
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Manezinho Lourenço, do presidente do Legislativo, vereador Jeffeson Menezes, vereador Arimateia Silva, da secretária Elidiene Batista e teve como palestrante Ediclê Travassos.
A conferência é um espaço de escuta, avaliação e construção de diretrizes da política pública, que orientarão a gestão e o financiamento da assistência social nos próximos anos, debatendo o acesso aos serviços, aos direitos dos usuários e promovendo deliberações.
Com a aprovação do regimento interno e proferida a palestra central, foram formados grupos de trabalhos com os participantes divididos em cinco eixos: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no SUAS; Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS e por último, Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento.
Após o tempo de discussão e debates em grupo, foram deliberadas as propostas e tendo como delegados eleitos para a Conferência Estadual: Maria Simone e Francismere Gomes (representantes do governo), Severina Bezerra e Paloma (representantes da sociedade civil).
Ascom PMS